Prémio Solidário TBM entregue

O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, da Castanheira, foi a instituição vencedora da edição de 2018 do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques. O Clube Escape Livre e os parceiros da Cápsula do Tempo Guarda 2050 entregaram, no dia 28 de Abril, Dia Mundial do Sorriso, o cheque à IPSS, junto ao monumento da Cápsula, no ponto mais alto da cidade da Guarda.

No quinto ano desta acção, o Prémio Solidário TBM recebeu seis candidaturas de IPSS do concelho da Guarda. O projecto que reuniu maior consenso entre os elementos do júri foi o apresentado por uma IPSS focada no apoio a idosos e apoio domiciliário. O cheque de mil euros destina-se à aquisição de tabuleiros isotérmicos certificados para o transporte das refeições, a usar no apoio domiciliário, substituindo as tradicionais marmitas. Assim, sai reforçado em qualidade e logística o objectivo desta acção solidária.

O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição presta apoio a cerca de 55 pessoas com idades compreendidas entre os 48 e os 96 anos nas valências de residencial para idosos, centro de dia e apoio domiciliário, serviço integrado numa região de população envelhecida, com poucos recursos socioeconómicos e sem familiares residentes.

Pelo segundo ano enquanto patrocinador, o cheque foi simbolicamente entregue por Bernardo Marques, CEO da TBM, a Delfim Gonçalves, vice-presidente da IPSS vencedora. Na ocasião, o responsável da empresa da Guarda referiu “Contribuímos porque gostamos de ajudar e de participar nestes projectos. Penso que a melhor obra da nossa empresa é precisamente a obra social de que estes eventos fazem parte e o Escape Livre também está de parabéns, porque promove este tipo de acções.”

Por seu lado, Delfim Gonçalves salientou: “Estamos radiantes. Já nos candidatámos a outros eventos sem nunca ganhar e desta vez fomos beneficiados. Por isso não podíamos estar mais contentes. Obrigado ao Clube Escape Livre e à empresa TBM. Tudo ajuda e do pouco faremos muito, especialmente a equipa técnica que todos os dias vive este centro. Os sorrisos já estão criados”.

No acto de entrega esteve ainda Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, que destacou: “Obrigado ao Escape Livre pelo trabalho que tem vindo a desenvolver. Temos sido parceiros e continuaremos a sê-lo em muitos projectos vocacionados para a fruição turística, e aqui falamos de património, do turismo activo, que continuam a envolver imensas pessoas pela Guarda e pela região.” O responsável quis ainda “reforçar esta dimensão que o Escape Livre aqui hoje trouxe com a empresa Transportes Bernardo Marques, e que também é de responsabilidade social e turismo social”.

Já receberam este prémio solidário o Refúgio Ana Luísa, casa de acolhimento temporário de crianças, pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, de apoio aos idosos, a Associação para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, também de apoio aos idosos, e o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda, de apoio a jovens mães.

O quinto aniversário da Cápsula do Tempo continua as suas comemorações, como habitualmente, no dia 1 de Julho. Oportunamente, será divulgado o programa de comemorações, que este ano é especial e conta com importantes novidades.

O que é a Cápsula do Tempo
A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das acções que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de Julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos sobre o presente e o futuro da Guarda e da região, fotos e objectos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, A sua abertura deverá acontecer a 1 de Julho de 2050, sendo que até lá é objectivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São actuais parceiros no projecto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a Spal, e institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.