Prémio Solidário TBM entregue ontem na Guarda

O Clube Escape Livre entregou ontem o Prémio Solidário criado com o objetivo de assinalar mais um aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050. No quarto ano desta iniciativa, o prémio, no valor de mil euros, seguiu para o projecto de construção de um pequeno parque infantil no Centro de Apoio à Vida/NASCER, da Cáritas Diocesana da Guarda.

Excecionalmente, este ano a entrega não decorreu no Dia Mundial do Sorriso, mas no dia da inauguração das novas instalações da empresa patrocinadora, a TBM. O valor do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques vai assim para o Centro de Apoio à Vida/NASCER, que acolhe atualmente seis mães, menores de idade, e respetivos filhos, orientando-as não apenas ao nível de refúgio, como de formação profissional.
À edição de 2017 do Prémio concorreram dez instituições particulares de solidariedade social (mais duas que em 2016), de diversas áreas.

O cheque foi simbolicamente entregue por Bernardo Marques, CEO da TBM, a Manuel Portugal, Presidente da Direção da Cáritas Diocesana da Guarda, que referiu: " É, para nós, uma honra termos sido distinguidos com a atribuição do prémio que nos engrandece e enche de alegria. Alegria que é contagiante e se propaga aquelas e aqueles que dele irão, diariamente, usufruir.

Já Bernardo Marques, CEO da TBM, sublinhou que “ao longo dos anos a TBM sempre apoiou instituições da região de cariz humanitário e solidário, em diferentes setores: social, cultural, educativo e recreativo. Ao instituir o Prémio Solidário TBM pretendemos cooperar com instituições locais, cujo objetivo é promover projetos de apoio e assistência à comunidade, de uma forma contínua e profissional.”

O próximo momento comemorativo do terceiro ano da Cápsula do Tempo irá decorrer a 1 de julho. Oportunamente, será divulgado o programa de comemorações.

O que é a Cápsula do Tempo
A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi um projeto que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 Anos da Rádio Altitude, a 1 de julho de 2013. Na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da Guarda, foi enterrada a Cápsula do Tempo, um depósito que reúne os testemunhos, as fotografias e alguns objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais e de algumas entidades, empresas e turmas de escolas. A Cápsula do Tempo será desenterrada a 1 de julho de 2050, sendo que anualmente estão previstas várias ações para a recordar e para dinamizar a Guarda.