Segunda edição do “Termas Centro Classic Cars” vai levar 45 carros clássicos a descobrir a região durante três dias

Grande sucesso da iniciativa, em 2020, levou as Termas Centro e o Clube Escape Livre a avançarem com a segunda edição, agora com muitos mais participantes.

Um total de 45 automóveis clássicos e históricos vão partir à descoberta da região Centro, na segunda edição da iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que decorre de 10 a 12 de setembro. Este ano, face ao grande sucesso da edição de 2020, há mais carros em prova e mais participantes de todo o país.

O evento resulta de uma parceria entre a rede Termas Centro e o Clube Escape Livre e insere-se no ciclo de animação “Viva Termas Centro”, promovido pelas Termas Centro nas suas estâncias termais. O objetivo é levar os proprietários de automóveis clássicos e históricos a conhecer as estâncias termais da região.

As 45 equipas inscritas representam uma enorme evolução, uma vez que em 2020 foram 29 as que responderam afirmativamente ao desafio. A adesão é muito grande a nível nacional, com os participantes a virem de todos os cantos do país.

O percurso desenhado para os três dias privilegia as estradas inseridas em grandes paisagens e com muita história. Destacam-se, entre outras, as visitas à Cruz Alta, ponto mais alto da Serra do Buçaco, à barragem da Aguieira, à adega de Santar ou ao Museu do Caramulo, além das Termas de Luso, Sangemil, Vale da Mó e São Pedro do Sul.

Paralelamente, a organização delineou um programa gastronómico de elevado nível, de forma a dar a conhecer aos participantes as especialidades da região.

Entre os automóveis clássicos e desportivos que vão poder ser vistos nas estradas da região Centro, há exemplares de grande raridade e beleza. São os casos, por exemplo, do MG B GT, do Citroën DS, do Ferrari 400, do Austin Healey Sprite, do Mercedes 300 SL, do Matra Murena e do Jaguar E-Type, além de outros modelos de excecional qualidade.

O programa inicia-se na sexta-feira, dia 10, às 15h00, com a apresentação do evento aos participantes e comunicação social. Essa tarde é integralmente passada nas Termas e Grande Hotel de Luso.
No sábado, dia 11, os participantes visitarão o Aguieira Resort, a vila de Santar, com almoço no Paço dos Cunhas e visita às Caves, as Termas de Sangemil e as Caves Aliança, em Anadia, com jantar, regressando ao Grande Hotel de Luso.

O dia seguinte começa com uma passagem pelas Termas do Vale da Mó, seguindo-se a Serra do Caramulo, onde visitarão o Museu do Caramulo. A comitiva seguirá então para as Termas de São Pedro do Sul, com visita ao Balneário Romano. A rota termina com um almoço no Grande Hotel Thermas.

Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, sublinha que “o enorme sucesso que este evento alcançou no ano passado tornou obrigatória a continuação da iniciativa”.  “Esta é uma forma muito atrativa de dar a conhecer aos entusiastas dos automóveis de todo o país as estâncias termais da região e as magníficas paisagens onde estão inseridas. Com o ‘Termas Centro Classic Cars’, mostramos que as nossas estâncias termais são destinos únicos, uma vez que estão inseridas no seio da natureza e oferecem condições ideais para relaxar àqueles que fazem passeios de automóvel pela região”.

De acordo com Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “Esta parceria com a rede Termas Centro deixa-nos muito satisfeitos pois o nosso objetivo é sempre divulgar e promover o mais possível as parcerias. Levar os clássicos às Termas do Centro permitiu cativar inúmeras pessoas que já prometem voltar em outras ocasiões para usufruir deste magnífico turismo termal.”

Uma vez mais, a SPAL, fábrica de porcelanas de Alcobaça, será a responsável pelos troféus a entregar a todos os participantes.

O Termas Centro Classic Cars é organizado pela rede Termas Centro em parceria com o Clube Escape Livre.