Toda a região no Raid Beiras e Serra da Estrela!

Fruto da parceria entre a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e o Clube Escape Livre e com a MCOUTINHO com a Land Rover como marca oficial, a primeira edição do Raid Beiras e Serra da Estrela vai para a estrada entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro tendo como base o espetacular Longroiva Hotel Rural & Termal Spa, e visitando os concelhos de Mêda, Trancoso, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Pinhel, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo.

Conhecer as Beiras e a Serra da Estrela é muito mais que uma visita à Lagoa Comprida, deslizar pelas pistas de esqui, ou passear nos Passadiços do Mondego. No sentido de dar a conhecer outros recantos dos 6.305 km do território da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), o Clube Escape Livre aceitou o desafio para organizar um passeio todo-o-terreno.

Na sexta-feira, 29 novembro, é a concentração em Longroiva, mas também a oportunidade de visitar a excelente adega Quinta Vale d’Aldeia para provar os seus premiados vinhos.
No sábado, 30 de novembro, visita a Moreira de Rei e a sua espetacular coleção de sepulturas antropomórficas antes de uma curta paragem no Centro Histórico de Trancoso para saborear uma bebida bem especial na Mercearia do Fradinho. Celorico da Beira já está no horizonte com passagem na estranha Necrópole de São Gens antes do percurso prosseguir por terras de Fornos de Algodres até Gouveia. E é no célebre Albertino o almoço, que faz jus a tradição gastronómica com sete pratos à mesa. Alavancado o estômago, é altura de subir a serra e passar no Baloiço Panorâmico do Faraó, e casais de Folgosinho, antes de abraçar Videmonte, aldeia de montanha famosa pelo seu pão. Aqui termina, praticamente, o fora de estrada para seguirmos de novo até Longroiva para o descanso e suas águas termais antes do jantar.

No domingo, 1 de dezembro, e depois do Planalto do Côa, altura de enfrentar a Serra da Marofa, desta vez com uma sucessão espetacular de subidas e descidas com corta-fogos de grande desnível e extensão que colocarão os participantes no alto da serra ao lado do Cristo Rei da Marofa. Após a descida, prova de vinhos na reputada Adega de Castelo Rodrigo.
O almoço é no Restaurante A Cerca, em Figueira de Castelo Rodrigo, e o evento termina com uma recriação história no Museu Militar de Almeida.

Para Luís Tadeu, presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela: “Através do todo-o-terreno, que reúne cada vez mais adeptos, e com a excelente organização do clube Escape Livre vamos mostrar uma Beira e uma Serra da Estrela diferentes capazes de entusiasmar os participantes e passar a mensagem a muitos outros.”

Carlos Cerqueira, diretor geral MCOUTINHO e parceiro oficial deste projeto com a marca Land Rover, destaca “esta parceria com o Escape Livre, não como um sponsor tradicional, mas sim sobre a partilha de valores comuns e a busca pela excelência em cada experiência proporcionada aos nossos clientes e entusiastas. Ao longo dos anos, temos fortalecido os nossos laços e trabalhado em conjunto para criar eventos que deixam uma marca indelével na memória de todos os participantes. Neste Raid, temos a oportunidade única de explorar a beleza singular da região das Beiras e da Serra da Estrela, enquanto usufruímos do extraordinário prazer de conduzir um Land Rover em terrenos desafiadores. É uma experiência que combina a emoção da aventura com o respeito pela natureza e pela cultura local.”

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, refere estar “muito honrado com este desafio da CIM Beiras e Serra da Estrela e estamos totalmente preparados para surpreender todos quantos se inscrevam neste primeiro Raid Beiras e Serra da Estrela.”
As inscrições estão abertas podem ser concretizadas ou reservadas e o programa pormenorizado será divulgado em setembro. Para já em www.escapelivre.com pode dispor da ficha de inscrição e consultar o programa provisório.