• CNAPEF/

‘Nata’ do Desporto Nacional no Dia Europeu do Professor de Educação Física

CNAPEF celebrou ocasião em Odivelas
26 de setembro | Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020

Odivelas - Cidade Europeia do Desporto 2020 recebeu este sábado, 26 de setembro, as comemorações do Dia Europeu do Professor de Educação Física, promovidas pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) que reuniu a ‘nata’ do Desporto Nacional em torno da Educação Física, nomeadamente com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – João Paulo Rebelo, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal – José Manuel Constantino, da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – Sónia Paixão, do Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal – Pedro Sequeira, do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César Teixeira, do Presidente da ACES Portugal – Nuno Santos, entre outras entidades.
O Dia Europeu do Professor de Educação Física, que está integrado na Semana Europeia do Desporto 2020 (uma iniciativa europeia anual promovida em Portugal pelo IPDJ), foi comemorado com um conjunto de atividades físicas e desportivas (desenvolvidas especificamente por professores e profissionais de Educação Física e Desporto), e com um momento de reflexão conjunta e de justa homenagem a uma classe de profissionais, que são os principais promotores e dinamizadores de grande parte do vasto programa realizado durante a Semana Europeia do Desporto em Portugal e na Europa.
Recordamos que esta iniciativa tem vindo a realizar-se anualmente e com cada vez mais adesão, com a colaboração das diversas APEF (Associações regionais de Professores e Profissionais de Educação Física e Desporto que compõem o CNAPEF e que lhe dão uma validade nacional).
As atividades deste sábado, 26 de setembro, cumpriram-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas, contando com o apoio da autarquia local e da ACES Portugal, parceiro do CNAPEF.
Despois da realização da Assembleia Geral do CNAPEF, durante a manhã, seguiu-se ao início da tarde o momento forte do dia: a tradicional sessão “Não há Educação sem Educação Física”. Na cerimónia, foram homenageados professores e profissionais de todo o país, propostos por cada APEF, que os considerou uma referência da área.
Esta sessão contou ainda com a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais do CNAPEF, e a assinatura de um protocolo com a AEEP - Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.
A tertúlia sobre “Educação Física e o Desporto na Escola em tempos de Pandemia” encerrou o Dia Europeu do Professor de Educação Física, num momento de reflexão partilhada sobre a importância da Educação Física e do Desporto na escola, principalmente neste conturbado momento de pandemia, com a presença de vários congressistas.
Este domingo, 27 de setembro, o CNAPEF termina oficialmente as comemorações, realizando a obrigação diária #BEACTIVE de exercícios físicos, que junta vários Profissionais de Educação Física e jovens com menos oportunidades da população local, no Jardim da Música, em Odivelas, pelas 10h00.
Declarações:
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – João Paulo Rebelo
“Não há Educação Física sem Desporto. Todos entendemos que a educação é fundamental para a nossa sociedade e a Educação Física é igualmente fundamental. Nesse sentido, os Professores de Educação Física são essenciais e merecem este Dia Europeu dedicado a si. O Governo não podia deixar de se associar a estas celebrações e à CNAPEF para estas justas homenagens. Retomámos uma linha justa que foi o facto de a Educação Física voltar a contar para a média de acesso para o ensino superior, valorizando a disciplina e os professores. Temos vindo a fazer uma valorização do desporto escolar, que é essencial para que tenhamos os nossos jovens nas escolas a serem incutidos de hábitos de vida saudável.”
Avelino Azevedo – Presidente do CNAPEF
“Numa perspetiva de continuidade e de alavancagem do trabalho desenvolvido nos mandatos anteriores, definimos 7 prioridades para o triénio 2020-2023, nomeadamente a qualificação dos profissionais, desenvolvimento da Educação Física, Boas Práticas, Congressos e Seminários Nacionais, Centro de Formação do CNAPEF, Comunidades Nacionais e Internacionais de Educação Física e Desporto e Desporto Escolar.
Em tempos de pandemia é decisivo haver um plano de resposta para a recuperação das atividades físicas desportivas.”
Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal – Pedro Sequeira
“Neste Dia Europeu do Professor de Educação Física, eu diria que somos gémeos, uma vez que muitos Treinadores são também Professores de Educação Física e vice-versa. Muitas das preocupações que existem nas escolas, também existem nos clubes. As crianças que estão na escola a ter educação física são as mesmas que depois estão no desporto escolar e no desporto federado nos escalões de formação. De facto, precisamos que essas crianças façam a sua prática desportiva sem restrinções.”
Maria Helena Bastos – Profissional de Educação Física e Desporto
“O meu interesse e o meu grande orgulho é o Desporto Adaptado. A verdade é que não comecei nesta área e quando o fiz foi com receio, porque não sabia como me ia relacionar com as pessoas, mas depois eles passaram a fazer parte da minha vida. O prazer que um treinador de atletismo tem quando consegue que um dos seus atletas consiga reduzir umas décimas de segundo nos 100 metros é o mesmo que eu tenho quando um individuo que tem os braços presos numa posição, consegue alargar o seu alcance de movimento. O Desporto, para mim, começou por ser uma melhoria da qualidade de vida, mais do que rendimento.”
Presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo – Luís Virtuoso
“Para nós, Ensino Privado, este protocolo que celebrámos hoje com o CNAPEF, é uma aproximação à sociedade em geral. Temos andado um pouco afastados da formação de professores. O Ensino Privado também pode dar um bom contributo importante nesta área, pelas boas práticas que aplicamos, uma vez que representamos 200 mil alunos e 20 mil professores em Portugal.”

Tags: