CNTrial 4x4: Cada vez mais fortes

Em 2014 o Campeonato Nacional de Trial 4x4 tinha chegado à impressionantebarreira dos 2 milhões de euros de retorno mediático. Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico Trial e Navegação 4x4 e Clube Trilhos do Norte sabiam como seria difícilultrapassar esse número, mas foi com esse intuito que trabalharam durante toda a época. ACision avaliou o Campeonato Nacional de Trial 4x4 2015 em quase 2 milhões e meio deeuros.

O Campeonato trabalha, desde o início, com a Cision, uma empresa especializada naanálise da comunicação. Esta parceira permite transformar num valor monetário o trabalhodesenvolvido por todos em prol do trial português. O Campeonato conseguiu, em 2015, umavez mais reforçar a tendência de crescimento ao nível do protagonismo mediático. No ano de2015 o Campeonato Nacional de Trial foi objeto de referência nos órgãos de comunicaçãosocial em 641 notícias e em 425 spot’s de promoção publicitária, esta presença ocupou umespaço avaliado em 2.4 milhões de euros e desencadeou mais de 15.7 milhões de contactosacumulados com a audiência.

Ainda de acordo com a Cision "ao logo dos anos o campeonato tem vindo a registaruma maior presença mediática, quer ao nível da frequência de informação, quer do espaçoeditorial ocupado. O resultado positivo atingido este ano foi transversal ao espaço editorial epublicitário. No âmbito do espaço editorial o evento contou com mais 11% de notícias que serefletiram também numa subida de 15% do valor monetário". Para este sucesso muito temcontribuído o Magazine de Trial 4x4, na RTP2, o Grelha de Partida, na SportTV, os artigos daAutoFoco, do site aBola.pt, da AutoSport e de todos os outros meios de comunicação socialque contribuíram para a divulgação da modalidade e desta competição. Os meios regionaistambém tiveram um papel importante na divulgação do campeonato, principalmente oBadaladas, de Torres Vedras, o Jornal Nordeste, de Bragança e a Voz de Chaves.

Na apresentação oficial da época 2016, no Fórum Cultural de Ermesinde, foramdivulgadas as principais conclusões do relatório da Cision e foram também lançadasalgumas novidades da nova época. Serão 5 as classes em competição: Extreme, Proto,Super Proto, Buggy/UTV e Promoção. Será ainda disputada a classe Absoluto quedetermina, digamos assim, o campeão dos campeões.

Quanto ao calendário há 5 provas que transitam da época passada e uma localidadeque se estreia noCNTrial4x4. Bragança, cidade do bicampeão nacional Flávio Gomes, será opalco da quarta prova, a 7 de agosto. Uma data pouco comum para provas de trial, mas quese justifica com a presença de muito emigrantes que vão poder acompanhar o verdadeiroespetáculo ao vivo.

Calendário desportivo para 2016:

20 fevereiro: Formação comissários e diretores de prova, Paredes

13 março: CNTrial 4x4 Valongo, Clube Trilhos do Norte/CM Valongo