Colt, Icade, ADVA, Airspan Networks, Athonet, Accedian e Tibco unem esforços para implementar projeto piloto de 5G em França

Coordenado pela Colt, o consórcio irá disponibilizar as funcionalidades das ligações 5G privadas às redes empresariais do edifício PB5 de La Défense, em Paris.

Lisboa, 17 de novembro de 2021 – A Colt Technology Services, a Icade, a ADVA, a Airspan Networks, a Athonet, a Accedian e a Tibco anunciam hoje o lançamento de um projeto piloto de ligações 5G privadas. O projeto de incubação é um dos primeiros a testar as ligações de 5G privadas ponta-a-ponta num edifício recorrendo à arquitetura desagregada.

O consórcio vai disponibilizar redes privadas de 5G no edifício PB5 de La Défense em Paris, permitindo a exploração de vários casos de uso no ambiente de espaço de co-working gerido pela imagin'Office, uma subsidiária da Icade. Este ecossistema de laboratórios de pesquisa irá também testar casos de uso de 5G, incluindo a criação de experiências imersivas destinadas a potenciarem o futuro do local de trabalho para uma ampla variedade de setores de atividade.

Coordenado pela Colt, este projeto piloto representa um marco muito importante para a conectividade nos ambientes empresariais, bem como para a compreensão e divulgação dos benefícios que o 5G pode proporcionar às empresas de várias áreas de negócio verticais, tais como o imobiliário, a construção, o retalho e os cuidados de saúde. A Airspan, enquanto fornecedor exclusivo de Open Radio Access Network (RAN), fornecerá as unidades de rádio (RUs), os modems 5G e o software – componentes essenciais que integram o seu portfólio de soluções Open RAN end-to-end. Já a Athonet irá disponibilizar o seu Griffone 5G-SA mobile core. A ADVA fornecerá os componentes de infraestrutura subjacentes, incluindo o hosting das funções virtuais. Por seu turno, a Accedian fornecerá as soluções de monitorização de desempenho e análise, para garantir a experiência digital do serviço 5G. As empresas que integram este consórcio estão fortemente empenhadas em cumprir as promessas de desempenho inerentes ao 5G, o que requer sincronização e cooperação em todo o serviço end-to-end.

As funcionalidades dos casos de uso do 5G no PB5 Building em La Défense incluem:

• Conectividade de alta densidade para melhorar a experiência de trabalho dos colaboradores e aumentar a produtividade;
  • Simplificar e acelerar a implementação da rede privada, com gestão completa da rede para prestadores de serviços, incluindo conceção, implementação e monitorização;
  • Elevados níveis de desempenho garantidos graças aos Service Level Agreements (SLAs);
  • Aumento do valor patrimonial do edifício para o proprietário;
  • Uma experiência imersiva que permite enriquecer o futuro do trabalho em espaços flexíveis.
Jaya Deshmukh, Executive Vice President (EVP) de Strategy and Transformation, afirma: “A inovação está no ADN da Colt. Ao aferir o valor que a tecnologia 5G pode trazer para as empresas, este projeto piloto também irá abrir o caminho para novas inovações nos serviços de conectividade On Demand da Colt, bem como no network edge e nas ofertas verticais, como o smart office e o smart manufacturing. É impulsionando projetos como este que podemos permitir que as empresas se transformem e prosperem na sociedade digital e conectada do futuro."

Richard Piasentin, Chief Strategy Officer da Accedian refere: “Os serviços potenciados pelo 5G requerem um desempenho determinístico e para assegurar o desempenho de alta velocidade e a baixa latência destas aplicações, cada camada precisa de ser aferida com precisão. Gerir uma rede complexa e distribuída de 5G não é difícil quando se dispõe de uma visibilidade completa, detalhada e transversal de todas as infraestruturas - físicas, virtuais e na cloud. Estamos muito entusiasmados por fazermos parte deste inovador projeto piloto, e desta forma podermos mostrar os muitos benefícios oferecidos pelo 5G com uma solução de monitorização do desempenho de ponta a ponta. Os sensores Skylight recolhem dados de desempenho em tempo real através das redes privadas de 5G e combinam-nos num único painel no Skylight Performance Analytics proporcionando o nível de detalhe necessário para que a visibilidade permita responder às expectativas dos clientes e às exigências dos SLAs. É preciso medir o desempenho da rede e das aplicações em microssegundos para poder disponibilizar análises de desempenho em milésimos de segundos."

Giuseppe Bernini, Vice President of Sales, Europe, da Airspan, declara: Este é um marco decisivo para a tecnologia autónoma de 5G em Paris. Como líder em soluções 5G e Open RAN, a Airspan está a trabalhar em estreita colaboração com outros líderes do setor, incluindo os nossos parceiros de consórcio, neste importante projeto tendo em vista melhorar todo o ecossistema. Este projeto piloto de rede privada 5G, que beneficia da nossa experiência em Open RAN, software e hardware 5G, irá ajudar muitas empresas a desenvolverem e validarem casos de uso de 5G que contribuirão para impulsionar a inovação. “

Mike Heffner, GM, Edge Cloud, da ADVA adianta: “O 5G tem um enorme potencial para as empresas. Irá ajudá-las a transformarem os seus processos de TI e a aproveitarem as novas eficiências operacionais. Ao trabalharmos com a Colt e com os nossos outros parceiros de consórcio, estamos a mostrar o que é possível fazer com a conectividade do 5G aberta, segura e flexível nas empresas. O nosso Ensemble Connector é um facilitador chave neste contexto, e constitui um pilar da infraestrutura NFV (NFVi). Conjugada com o nosso FSP 150 para a conectividade fronthaul e para a sincronização. Esta rede fará uma enorme diferença para o campus PB5 de La Défense. Além disso, ao usar o nosso laboratório O-RAN para testar a solução completa de ponta-a-ponta, não haverá surpresas inesperadas."

Aline Loiseau, Managing Director da Athonet France, sublinha: “É com grande satisfação que a Athonet apoia este projeto piloto com a sua plataforma 5G-SA de próxima geração. A Athonet 5G-SA permite que qualquer profissional de TI implemente e possa gerir uma rede privada de 5G de forma tão simples como uma rede de wi-fi. Permite também que fornecedores de serviços como a Colt transformem a tecnologia mais sofisticada dos operadores de comunicações móveis em algo que pode ser consumido pelas empresas, como por exemplo a Icade, e demonstra porque é que a Athonet é o mobile core privado mais utilizado no mundo.”

Fréderic Le Guyader, CEO da Tibco Telecoms, defende: “Temos o prazer de participar no desenvolvimento de um ecossistema único em França e, de um modo mais geral, na Europa. Este compromisso faz parte do nosso plano estratégico e visa reforçar as nossas ofertas de conectividade. Neste consórcio, a Tibco contribui com a sua experiência na instalação, manutenção e funcionamento de redes 5G para garantir aos utilizadores uma rede de alta qualidade, rápida e segura. Para a Tibco, esta implementação de uma rede privada 5G representa uma oportunidade de testar novos casos de uso com a instalação de robótica, telepresença, gestão de energia, etc.... Com base nesta experiência, poderemos, no futuro, oferecer aos nossos clientes soluções devidamente testadas.”

A Colt está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A Colt IQ Network liga mais de 900 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 29.000 edifícios em todo o mundo.
A Colt compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da Colt inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 210 cidades localizadas em mais de 30 países.
A Colt é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization). A Colt, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do setor das telecomunicações e por isso pode colocar as necessidades dos seus clientes no topo das prioridades do seu negócio. Mais informação disponível em www.colt.net.