Colt dota Decathlon com plataforma global para serviços digitais

Serviços de conectividade da Colt vão apoiar a implementação de ambientes multi-cloud e centros regionais da Decathlon na Europa, Ásia e EUA

Lisboa, 20 de setembro de 2021 – A Colt Technology Services, em parceria com a Equinix, a Interxion – uma empresa de Realidade Digital, a AWS, a Google Cloud e a Axians, dotou a Decathlon, a maior empresa do mundo na área do retalho de produtos de desporto, com uma plataforma global de serviços digitais. A Colt é responsável por fornecer serviços de conectividade aos centros regionais da Decathlon na Europa, na Ásia e nos EUA, abrangendo um backbone de banda larga de modo a garantir a ligação de várias clouds públicas e de serviços SaaS.

Para suportar a sua jornada na cloud, a sua estratégia digital e a sua expansão a nível mundial, a Decathlon precisava de uma solução de Rede centralizada e que estivesse dotada dos mais elevados standards de disponibilidade. Esta empresa necessitava igualmente de uma solução que lhe permitisse garantir a capacidade de implementar as melhores soluções, ferramentas e serviços digitais, de modo a poder continuar a expandir os seus negócios à escala global, bem como reduzir os custos e os encargos de gestão inerentes aos seus próprios data centers.

A Equinix e a Interxion/DLR foram os parceiros para os data centers assegurando as opções de colocation sites, a AWS e a Google Cloud os parceiros cloud, a Axians disponibilizou os serviços apoio remoto, e a Colt forneceu uma solução holística à escala global que veio responder às necessidades da Decathlon garantindo o desempenho, a segurança, a monitorização e a visibilidade de ponta a ponta exigidos e proporcionando níveis de serviço e suporte de excelência.

A implementação desta nova solução permite à Decathlon:

• Assumir uma posição de liderança e pioneirismo no dinâmico setor do retalho;
• Reduzir os custos de gestão e as despesas gerais;
• Desenvolver experiências digitais únicas e com valor para os clientes que fazem compras nas suas lojas físicas, nas suas lojas online ou através de aplicações móveis;
• Manter o ritmo acelerado da sua expansão global, trazendo novos sites para a rede de forma rápida e eficiente;
• Ligar-se mais facilmente aos seus parceiros e fornecedores, incluindo os de serviços cloud;
• Antecipar benefícios tecnológicos futuros, tais como a adoção acelerada de serviços adicionais de cloud e SaaS.

A Decathlon possui agora uma rede de comunicações on-demand que pode ser ativada em minutos em vez de semanas ou meses. Isto significa que existem ligações de elevada qualidade assentes em linhas dedicadas e apoiadas com SLAs de alta disponibilidade ao nível de 99,99%, o que contribui para melhorar os níveis de desempenho, aproximando a localização dos utilizadores dos fornecedores de cloud, e assegurando maior escalabilidade apoiada em ligações que podem ser atualizadas em menos de um dia.

“A Decathlon dispõe agora de uma plataforma segura, flexível e unificada que suporta as nossas aplicações cloud, permitindo que nos foquemos na automatização da escalabilidade da rede; o nosso objetivo é construir uma rede preditiva, baseada nas necessidades dos utilizadores. Iremos precisar de um maior leque de recursos nas áreas de NetOps e de Network Data Analyst para realizarmos esta ambição,” afirma Matthias Castelain, Head of Network da Decathlon. “Os serviços de rede/comunicações on-demand da Colt proporcionam-nos um único painel de controlo para adquirirmos e implementarmos as ligações de rede de que precisamos a cada momento. Por outro lado, estando menos dependentes das infraestruturas de TI internas e através da utilização das instalações dos data centers da Equinix em todo o mundo, também podemos reduzir custos e complexidade."

“A Decathlon estava à procura de um fornecedor capaz de disponibilizar uma solução holística que oferecesse níveis de serviço consistentes, qualidade, segurança e resiliência e que, ao mesmo tempo, garantisse o melhor serviço de suporte pós-venda do mercado para assim aumentar o nível de satisfação dos utilizadores", explica Carlos Jesus, Country Manager da Colt Portugal e VP Global Service Delivery da Colt. "A Colt proporcionou-lhes ligações de banda larga com o grau de flexibilidade de que careciam para escalar, podendo aceder e ajustar a amplitude dos serviços em função das suas cargas de trabalho e de consumo a cada momento. A Decathlon agora pode garantir a conectividade de baixa latência em ambientes multi-cloud AWS e Google Cloud, e usar a nossa infraestrutura de rede definida por software para adquirir e implementar novos e mais serviços de conectividade, de forma rápida, simples e sem sobressaltos ou disrupções."

A Colt está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A Colt IQ Network liga mais de 900 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 29.000 edifícios em todo o mundo.
A Colt compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da Colt inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 210 cidades localizadas em mais de 30 países.
A Colt é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization). A Colt, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do setor das telecomunicações e por isso pode colocar as necessidades dos seus clientes no topo das prioridades do seu negócio. Mais informação disponível em www.colt.net

Sobre a Decathlon
Na última década a Decathlon acelerou fortemente a sua transformação digital através da sua unidade Decathlon Technology de modo a responder aos novos desafios tecnológicos e aos padrões de consumo emergentes.
Com mais de 3000 engenheiros em mais de 50 países, a Decathlon Technology apoia-se no poder das tecnologias mais inovadoras para trabalhar e desenvolver ferramentas, sistemas e experiências que ajudem as pessoas em todo o mundo a ter acesso ao prazer e aos benefícios proporcionados pelo desporto.
A Decathlon, que lidera o negócio do retalho no setor do desporto, compreende duas principais atividades: a conceção de produtos técnicos e a disponibilização de serviços inovadores, comercializando estes produtos e serviços tanto no online como em lojas físicas.
Com 330 pontos de venda em França e mais de 1.700 em todo o mundo, a Decathlon e os seus 97.000 colaboradores trabalham desde 1976 para cumprir uma ambição permanente: inovar para promover o desporto como um todo e levá-lo a todos os locais onde ainda não tenha chegado.