Colt e Getlink assinam acordo exclusivo de instalação e exploração de uma nova rede de fibra ótica no Túnel do Canal da Mancha

No âmbito deste acordo, o túnel do Canal da Mancha passará a dispor de novos serviços de dados e de Dark Fibre pela primeira vez numa geração. Irão também ser implementadas as mais recentes tecnologias para garantir as ligações entre o Reino Unido e a Europa continental.

A Colt Technology Services e a Getlink assinaram um contrato com a duração de 25 anos, no âmbito do qual a Colt irá instalar a sua IQ Network no Eurotúnel, garantindo uma capacidade de transferência de vários Terabits por segundo por fibre pair.

Estima-se que este acordo venha a gerar um valor mínimo de 185 milhões de euros para a Getlink durante a sua vigência, sendo que mais de um terço deste montante será garantido nos primeiros cinco anos do acordo. A Colt realizará a instalação e será responsável por todo o funcionamento da IQ Network respeitando as normas específicas de segurança e de proteção do Túnel do Canal da Mancha, e a Getlink terá a seu cargo toda a manutenção. A Colt será totalmente responsável pela comercialização da nova rede de fibra ótica do Canal da Mancha - uma infraestrutura submarina única e uma ligação que nunca registou períodos de inatividade. Desta forma, a capacidade interna das telecomunicações da Getlink será também fortemente reforçada.

A qualidade da rede permitirá que os clientes beneficiem de níveis de fiabilidade únicos no mercado. A Colt IQ Network é uma rede otimizada de banda larga de 100Gbps e de baixa latência que liga mais de 900 centros de dados e de 29.000 edifícios em todo o mundo.

Os contratos da Dark Fiber instalada no Eurotúnel em 1998 expirarão progressivamente até 2025, passando a Colt a assumir toda a operação. O aumento significativo da largura de banda entre o Reino Unido e a Europa continental ajudará a fazer face ao crescimento exponencial do tráfego de dados esperado até 2025, tornando o Túnel do Canal da Mancha uma ligação vital não só para passageiros e mercadorias, como também para dados.

Yann Leriche, Chief Executive Officer da Getlink, afirma a este propósito: “A localização estratégica e a fiabilidade oferecida pelo Túnel tornam a nossa infraestrutura muito atrativa para desenvolvimentos de tecnologia de ponta, como é o caso da fibra ótica. Estamos muito satisfeitos por desenvolvermos esta nova oportunidade de valorização do ativo que representa o túnel do Canal da Mancha, e de assim gerarmos mais-valias novas para os nossos acionistas.”

Já Keri Gilder, Chief Executive Officer da Colt, considera que: “A Colt congratula-se de ter fechado este acordo estratégico com a Getlink. Há uma procura crescente de largura de banda entre o Reino Unido e a Europa continental, que só irá aumentar nos próximos anos. Ao instalarmos e operarmos a nossa IQ Network no Túnel do Canal da Mancha, os clientes da Colt poderão beneficiar de ligações fiáveis, de baixa latência e de banda larga com a opção de total diversidade ao longo de todo o Túnel. O potencial futuro da conectividade no Eurotúnel é significativo. Este é um momento emocionante para a indústria das telecomunicações como um todo, pois continuamos a aproveitar o poder das relações para impulsionar a transformação e para avançarmos para um futuro mais digital."