Colt Identifica Principais Tendências Tecnológicas para 2023 e o seu Impacto nas Empresas

PRESS RELEASE

On-Demand Networking, Inovação em Cibersegurança, 5G Privado, Cloud e Smart X encabeçam a lista

Lisboa, 19 de dezembro de 2022 – A Colt Technology Services anuncia hoje quais irão ser, na sua opinião, as principais tendências e influências tecnológicas que irão pautar 2023. A empresa de infraestruturas digitais, prevê um ano dominado pelo forte aumento das redes on-demand, pelas funcionalidades avançadas de cibersegurança e pelo crescimento do Smart X (sobretudo nos edifícios inteligentes), a par do desenvolvimento do 5G privado nas empresas e do aumento dos investimentos na cloud para suportar a transformação digital que continua a impulsionar mudanças profundas e abrangentes na forma como o mundo se conecta, consome e colabora.

A Colt considera que existem 10 grandes tendências que se irão destacar em 2023 e que serão transversais a todo o setor, nomeadamente:
  • O Futuro do Trabalho continuará a influenciar a adoção das tecnologias, à medida que as empresas implementam políticas de trabalho híbridas e investem nas tecnologias de que necessitam para as concretizarem. Consequentemente prevê-se o crescimento das plataformas tecnológicas de rede ágeis e on-demand, incluindo as redes definidas por Software (SD-WAN) e o Secure Access Service Edge. Os analistas da Futuriom no seu estudo SD-WAN/SASE Managed Services Survey preveem que alcance uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 34% em 2023, com o mercado a valer 4,6 mil milhões de dólares, um aumento substancial face aos 3,5 mil milhões registados em 2022.

• Espera-se que surjam novos recursos de cibersegurança mais sofisticados e robustos, à medida que os fornecedores lançam no mercado soluções mais inovadoras que proporcionam níveis acrescidos de proteção contra os riscos. Em todo o setor, a IA, o machine learning e o IoT continuarão a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de funcionalidades e características tecnológicas mais sofisticadas.

• A utilização do 5G nas empresas irá ganhar mais maturidade. Segundo a PWC o 5G atingirá um ponto de viragem em 2023, com os EUA a chegarem aos 75% de cobertura. As empresas irão otimizar este acesso com uma abordagem híbrida à rede, apoiando as suas redes privadas de 5G em infraestruturas digitais, incluindo redes de fibra on-demand.

• As empresas irão continuar a investir e a migrar aplicações para a cloud para gerarem mais valor, aumentarem a flexibilidade, ampliarem a escalabilidade e reforçarem a automatização. Espera-se que nos próximos dois anos 73% das empresas líderes do setor das TI canalize a maior parte dos seus investimentos para a cloud. 40% irá migrar os seus sistemas CRM para a cloud até 2024, e cerca de 38% planeia passar os seus sistemas de RH, de Manufacturing Execution e as suas Comunicações Unificadas para a cloud.

• As estratégias Multi-cloud serão dominantes, com 94% das grandes empresas a adotarem uma estratégia multi-cloud em ou até 2023, de acordo com a Statista. Espera-se que também os setores que tradicionalmente têm sido mais cautelosos a migrarem as suas aplicações para a cloud, como por exemplo o setor dos serviços financeiros, venham igualmente a mover as suas aplicações de front office para a cloud.

• Os business case empresarias a favor do meta verso irão tornar-se mais consistentes, nomeadamente em sectores como a indústria transformadora, a agricultura e os cuidados de saúde. Um estudo recente, levado a cabo pela Accenture, revelou que 71% dos gestores de topo afirmaram que o meta verso seria bom para as suas empresas. Já 42% considerou que possui um potencial "inovador" ou "transformacional". Em 2023, espera-se que as empresas dinamizem o seu planeamento para a utilização do meta verso como o ambiente virtual ideal para testar novas propostas e oportunidades.

• O crescimento do SmartX – sobretudo nas cidades, nos escritórios e nos edifícios, deverá acelerar o ritmo em 2023 e nos anos seguintes. O número de edifícios inteligentes a nível mundial deverá atingir os 115 milhões em 2026 - um aumento de 150% face aos atuais 45 milhões segundo um estudo da Jupiter. As metas de sustentabilidade definidas, incluindo a redução do consumo de energia e a urgência de alcançar as zero emissões de carbono, exigem um ritmo mais rápido que irá precipitar esta evolução. Espera-se também um crescimento significativo do mercado de fabrico inteligente, com a integração das TI e da Tecnologia Operacional (OT) em todo o setor, de modo a permitir melhorar os fluxos dos dados e a análise, acelerando a transformação digital e impulsionando a visibilidade.

• O Blockchain passará a estar integrado de forma mais ampla nas aplicações empresariais diárias que requerem níveis de segurança robustos, encriptação avançada e colaboração entre P2P. Espera-se que venha a gerar mais de 17 mil milhões de dólares (+ 46% (CARG) desde 2019). Até há pouco tempo esta tecnologia era usada só quase pelo setor financeiro, mas em 2023 espera-se que também os outros setores de atividade venham a adotá-la.

• A implementação de redes de baixa-latência e com maior capacidade irá acelerar tanto nas zonas geográficas onde já estão presentes como em novas áreas, de modo a permitir que as empresas que investem em infraestruturas digitas as a service possam cumprir os seus objetivos estratégicos.

• Em 2023 os fornecedores irão disponibilizar tecnologias de acesso inovadoras desde as redes de cabos submarinos até aos High Altitude Platform Systems (HAP), que funcionarão em conjunto para criarem ecossistemas de conectividade centrados na experiência do cliente.

Segundo Keri Gilder, CEO da Colt Technology Services, “O ano de 2023 vai ser um ponto de viragem para as empresas com as tecnológicas a atravessarem fronteiras, a abrirem o mundo e a oferecerem novas tecnologias inteligentes mais estimulantes, mais rápidas e poderosas do que alguma vez pensávamos ser possível. Este será o ano das redes on-demand; o ano em que o 5G irá provar o enorme potencial e valor que pode ter para as empresas; e o ano em que o nosso setor se irá reunir verdadeiramente para criar um ecossistema conectado global sem falhas, com a experiência do cliente no seu núcleo."

A Colt Technology Services está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A Colt IQ Network liga mais de 1.000 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 31.000 edifícios em todo o mundo.

A Colt compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da Colt inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 220 cidades localizadas em mais de 32 países. A Colt é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization).