Colt Technology Services reforça presença ibérica com novo ponto de ligação na Barcelona Cable Landing Station da AFR-IX Telecom

• Este acordo com a AFR-IX, líder mundial em serviços de voz e rede de banda larga, permite à Colt ampliar as suas ligações aos principais hubs europeus
  • A Barcelona CLS permite à Colt, líder em redes de fibra ótica terrestre, expandir a sua rede através da estação de amarração dos cabos submarinos de fibra ótica
  • A Colt é o primeiro cliente da Barcelona CLS.
Lisboa, 17 de janeiro de 2023 - A Colt Technology Services (Colt) é o primeiro cliente da Barcelona Cable Landing Station (BARCELONA CLS) da AFR-IX Telecom. Líder mundial em redes de fibra ótica terrestre e serviços de rede de alto débito e voz para empresas e revendedores assentes na sua IQ Network, a Colt consolida a sua presença na Península Ibérica com este novo ponto de ligação e expande o seu negócio através das rotas submarinas fornecidas pela CLS de Barcelona da AFR-IX Telecom.

A Colt está presente em mais de 220 cidades, ligando mais de 1.000 centros de dados e mais de 31.000 edifícios aos maiores centros de negócios em mais de 30 países da Europa, Ásia e América do Norte.

A Colt tem vindo a reforçar os seus investimentos na Península Ibérica onde possui uma rede de fibra ótica robusta, bem como hubs e ligações aos principais centros de dados nas cidades mais importantes da Europa que incluem por exemplo Lisboa, Bilbau, Madrid e Barcelona.

Barcelona desempenha um papel estratégico com 13 centros de dados ligados à rede IQ da Colt. Com a nova ligação ao BARCELONA CLS, a Colt reforça a sua presença neste importante hub europeu.
Christian Schmidt, Network Expansion Manager da Colt Espanha, afirma: " A Colt está empenhada em participar e impulsionar o reposicionamento da Península Ibérica enquanto o Hub Digital Europeu, e nesse sentido tem vindo a afirmar-se cada vez mais como o operador de referência nas ligações às Américas, Ásia, África e Europa. A Península Ibérica tornou-se num hub essencial para diversificar a conectividade e evitar a sobrelotação das redes na Europa. A estação de amarração de Barcelona para cabos submarinos, gerida pela AFR-IX Telecom, contribuirá para reforçar a posição geo-estratégica da Península Ibérica como principal porta de acesso à Europa. O objetivo é construir rotas mais rápidas, adicionar novas alternativas complementares, ligar o maior número possível de centros de dados e de prestadores de serviços na cloud, e contribuir decisivamente para a digitalização das empresas localizadas ou com operações na Península Ibérica."

Ligação aos principais hubs digitais europeus

A partir da Barcelona CLS, a Colt passará a disponibilizar serviços como a interligação de centros de dados (Data Centre Interconnect), a gestão do tráfego de redes (IP Transit) ou/ e a dark fiber (circuitos de fibra ótica não ativa que permitem expandir a capacidade dos clientes em momentos críticos). Por outro lado, a Barcelona CLS passa a contar com a Colt para aceder ao mercado empresarial e para responder às necessidades das empresas ligadas aos serviços na cloud.

A Colt irá capacitar a Barcelona CLS com a possibilidade de se ligar aos principais hubs digitais europeus (Paris, Londres, Frankfurt) e disponibilizará uma ligação de rede terrestre rápida às outras estações regionais de amarração por cabo que existem na Europa, tais como Lisboa, Bilbau e Marselha, numa altura em que estão a ser instalados novos cabos submarinos e capacidade acrescida nos Estados Unidos, África, Médio Oriente e Ásia.

Esta parceria entre a Colt e a AFR-IX Telecom é também um exemplo de como a BARCELONA CLS está a criar e desenvolver um ecossistema digital imprescindível para garantir a construção de um hub digital competitivo no Sul da Europa.

Norman Albi, CEO da AFR-IX Telecom, referiu a este propósito: "Estamos muito orgulhosos de que a Colt, com quem a AFR-IX Telecom tem uma relação comercial de longa data, faça parte do projeto CLS de Barcelona, uma vez que representará uma grande expansão da atividade da estação, que foi lançada em outubro passado. Com a chegada da Colt, temos a certeza de que outros operadores se seguirão, uma vez que as sinergias são muito importantes neste setor.”

Um exemplo de como esta interligação e de como a Barcelona CLS está a atrair grandes empresas de telecomunicações, é o importante acordo recentemente anunciado com o internet exchanger DE-CIX para oferecer os seus serviços peer-to-peer. De referir ainda que, em menos de um mês, esta estação já acolheu os primeiros cabos submarinos. Entre estes contam-se o cabo 2Africa em que a Meta está envolvida.

Colt e AFR-IX Telecom, uma parceria de longa data
A presença da Colt na Barcelona CLS é mais um marco na parceria que possui com a AFR-IX Telecom. A AFR-IX já usa a rede da Colt no mercado africano para fornecer serviços de Internet aos operadores e clientes africanos e para os ligar aos centros de dados europeus através das rotas da Colt.
Para a Colt é também importante ter um parceiro como a AFR-IX, que detém uma presença muito relevante em África, uma vez que o mercado africano está a tornar-se cada vez mais atrativo para as empresas europeias que precisam de poder ligar as suas sedes africanas às suas sedes europeias ou aos centros de dados onde os seus servidores de Internet estão hospedados.

Sobre a AFR-IX Telecom
Fundada em 2013, a AFR-IX Telecom é uma operadora europeia de telecomunicações e infraestruturas. Tem a maior rede pan-africana Metro Ethernet e fornece acesso à Internet em mais de 50 países em África, utilizando cabos terrestres e submarinos, e dispõe de mais de 60 POPs. De acordo com a lista anual das empresas que mais crescem na Europa, a AFR-IX é uma das empresas de telecomunicações que mais tem vindo a crescer: posições 8 (2020), 16 (2021) e 11 (2022) de acordo com o FT 1000. Os investimentos em infraestruturas da AFR-IX Telecom incluem a Barcelona Cable Landing Station, o novo hub mediterrânico de interligações.

A Colt Technology Services está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A Colt IQ Network liga mais de 1.000 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 31.000 edifícios em todo o mundo.
A Colt compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da Colt inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 220 cidades localizadas em mais de 32 países. A Colt é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization).
A Colt, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do setor das telecomunicações e por isso pode colocar as necessidades dos seus clientes no topo das prioridades do seu negócio. Mais informação disponível em www.colt.net