Estudo da Colt revela: IA e serviços On-Demand criam oportunidades novas de crescimento para parceiros

Diretores de TI nas empresas recorrem cada vez mais a parceiros para obter suporte e conhecimento sobre a Inteligência Artificial e as infraestruturas inteligentes

Lisboa 17 de outubro de 2023 – A  Colt Technology Services, empresa líder mundial de infraestruturas digitais, revela no seu mais recente estudo que há novas oportunidades para os seus parceiros, dado o aumento da procura de conhecimento sobre a Inteligência Artificial (IA) e as infraestruturas inteligentes por parte dos diretores de TI. O estudo – que integra a mais recente versão do Intelligent Infrastructure report anual da Colt – sublinha as oportunidades de crescimento que existem para parceiros que vendem tecnologias críticas para a adoção da IA e das infraestruturas digitais. As tecnologias classificadas como "absolutamente essenciais" para a implementação da IA são: o 5G (referidas por 22% dos inquiridos), a conectividade ágil (20%) e as edge tecnologies (20%). O estudo também descreve as oportunidades para os parceiros que vendem redes baseadas no consumo, dado o ambiente de incerteza que se vive à escala global e que leva as empresas a adotarem cada vez mais estratégias que lhes permitam impulsionar a flexibilidade nas suas organizações.

O estudo da Colt, que envolveu 755 diretores de TI em países da Europa e da Ásia, revelou que as empresas procuram expandir os seus conhecimentos sobre a IA e as infraestruturas inteligentes através de um número crescente de parceiros com os mais variados perfis.  34% dos inquiridos revelou que recorre a fornecedores de SaaS; enquanto um em cada três (33%) procura fornecedores de hardware; e 32% socorre-se do apoio de parceiros na área da conectividade ou da integração de sistemas. Já 31 % afirmaram que recorrem a consultores para aconselhamento e 29 % a CSPs (Communication Service Providers).

O estudo revela também que se verifica uma adoção contínua de serviços de conectividade On- Demand, com um em cada cinco (20%) dos inquiridos a afirmar que é absolutamente essencial para os seus negócios e 76% a considerar que é importante, mas até certo ponto1. Quase 9 em cada 10 (89%) dos inquiridos que possuem componentes de infraestruturas digitais inteligentes já estão a utilizar – ou planeiam utilizar – serviços de conectividade on-demand. Segundo o estudo, há também oportunidades para os parceiros que fornecem suporte e apoio a clientes e utilizadores finais nas suas jornadas de infraestrutura inteligente, já que muitos dos diretores de TI inquiridos admitiram que não estão a maximizar toda a capacidade das infraestruturas digitais que possuem. A maioria (17%) considera que está apenas a usar 70% das funcionalidades e dos recursos.
______________________________
1 Atualmente. 43% das empresas com infraestrutura inteligente utilizam serviços de conectividade On Demand e 46% planeiam fazê-lo no futuro.

O estudo também identifica quais são os principais obstáculos para os diretores de TI e para os parceiros. Quase um em cada cinco (19%) dos inquiridos referiu que as relações com os parceiros externos são o seu maior obstáculo, e mais de um em cada quatro (28%) apontou a má integração como uma barreira à gestão simples da infraestrutura digital. Já para 34% o principal obstáculo é a falta de APIs dos parceiros.

“O nosso estudo, fornece uma visão perfeita sobre o que é atualmente mais importante para os fornecedores e revela quais são as oportunidades de crescimento mais interessantes para parceiros e revendedores. Ao mesmo tempo, os diretores de TI com quem conversámos foram muito claros sobre o que estão a perder,” refere Ruth Welter, VP – Strategic Alliances da Colt Technology Services, adiantando que: "a relação com os fornecedores e parceiros foi redefinida nos últimos anos: os parceiros estão agora numa posição única enquanto conselheiros, consultores e até mentores, dado o conhecimento mais profundo que detém acerca da tecnologia empresarial. Ao trabalharem em conjunto e integrados num ecossistema colaborativo de parceiros à escala global estarão mais ligados do que nunca. Este é o momento ideal para os parceiros preencherem quaisquer lacunas de integração, unirem-se e tirarem partido da próxima revolução digital.”

- FIM-

Metodologia: Para este estudo, foram inquiridos pela Censuswide – empresa de consultoria especializada em estudos de mercado, 755 diretores seniores de TI com idades iguais ou superiores a 18 anos, entre 13 e 24 de julho de 2023. Os participantes neste estudo são decisores e diretores nível C de empresas com 5000 funcionários ou mais, sediados em França, na Alemanha, em Itália, no Japão, no Reino Unido, em Singapura e em Espanha.

A Colt Technology Services (Colt) é uma empresa multinacional de infraestruturas digitais que cria ligações extraordinárias para ajudar as empresas a serem bem-sucedidas. Impulsionada pelo trabalho das suas fantásticas equipas de talentos e parceiros que pensam da mesma forma, a Colt move-se pelo seu propósito: colocar o poder do universo digital nas mãos dos seus clientes, onde e quando estes quiserem.

Desde 1992, que a Colt se destaca no mercado pelo profundo compromisso que mantém com os seus clientes, evoluindo da sua herança inicial na City de Londres para mais de 60 escritórios em todo o mundo. A poderosa Colt IQ Network conecta hoje 222 cidades e 32 países a mais de 1000 centros de dados, de 51 Redes de Área Metropolitana e liga mais de 31.000 edifícios nos maiores centros de negócios da Europa, Ásia e América do Norte.  A Colt, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do seu setor.

A empresa está totalmente empenhada em proporcionar uma experiência de excelência líder de mercado aos seus clientes. A Colt guia-se pela aposta na disponibilização de inovação junto dos clientes, pelos seus valores e pela sua responsabilidade para com os seus clientes, os seus parceiros, as suas equipas e o planeta. Mais informação disponível em www.colt.net