Grupo Colt lança primeira edição do seu Relatório de Desenvolvimento Sustentável

Este documento inédito vem reforçar o compromisso de transformar as metas ESG assumidas pelo Grupo numa realidade objetiva e com verdadeiros impactos positivos

Lisboa, 13 de julho de 2022 – O Grupo Colt acaba de lançar o seu primeiro Relatório de Desenvolvimento Sustentável, que se debruça sob a forma como a empresa está a alcançar um impacto positivo – tanto a nível interno, como externo – no contexto dos compromissos que assumiu em matéria de Ambiente, de Responsabilidade Social e de Governação (ESG). São igualmente abordadas as ambiciosas metas traçadas pela empresa para impulsionar a limitação do impacto ambiental das suas ações.

Este documento inédito, que utiliza os standards da GRI (Global Reporting Initiative (GRI), abarca também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD) alcançados pelo Grupo Colt em 2021.  O relatório explica ainda a forma como a empresa tem vindo a assumir a total responsabilidade pelas suas emissões de carbono e vem clarificar o objetivo fixado pelo Grupo de se tornar líder de mercado na área da sustentabilidade, impulsionando mudanças positivas no setor das tecnologias e telecomunicações, reduzindo as emissões e ajudando os clientes na sua jornada de sustentabilidade. Isto inclui os objetivos de redução de emissões da empresa no curto prazo e que foram aprovados pela Science-Based Targets Initiative (SBTi) em 2021.

Além de enunciar e explicar os objetivos empresariais e tecnológicos assumidos pela Colt, o relatório salienta o compromisso do Grupo para com os seus colaboradores e com a agenda de I&D. A empresa defende que o nível de desempenho das suas equipas será superior se os seus colaboradores forem de origens distintas e trabalharem em conjunto num ambiente de inclusão, onde seja possível a todos prosperarem.

Keri Gilder, CEO da Colt, afirma a este propósito: “Este documento confirma que os compromissos que assumimos a nível do desenvolvimento sustentável estão no centro da forma como fazemos os nossos negócios. Embora esta seja a primeira vez que a Colt publica informações sobre a sua atividade ESG externamente, o conteúdo deste documento baseia-se em elementos que já debatemos longamente a nível interno e que são fundamentais para o nosso negócio, incluindo a nossa estratégia de Compensação das Emissões de Carbono, os programas de I&D e as iniciativas de CSR. A sustentabilidade baseia-se na colaboração e na identificação do nosso impacto em toda a nossa cadeia de valor. Todas as nossas ações têm impactos positivos para os nossos clientes e para a nossa organização, razão pela qual continuaremos a focar-nos nestas questões."

Alguns exemplos dos compromissos assumidos pela Colt ao longo dos últimos meses:

• Reduzir em 47% das emissões de carbono até 2030;
  • Utilizar 100% de energias renováveis na Europa (âmbito 2, energia para o nosso próprio consumo);
  • Compromisso de passar a ter 75% da frota automóvel elétrica até 2030- a Colt já adquiriu 38 veículos totalmente elétricos e 12 veículos híbridos plug-in em 8 locais;
  • Formação de toda a equipa de compras na ISO20400 (aquisição sustentável), integrando as novas questões da sustentabilidade nos concursos e entrevistando os 260 principais fornecedores para melhor compreender os seus dados ESG;
  • Doar mais de 1.000 portáteis recondicionados da Colt a escolas e instituições de caridade em todo o mundo através da iniciativa Colt Connected Classroom;
  • Criação da rede Network 25 destinada às mulheres com o intuito de promover a diversidade e o equilíbrio de género, envolvendo todos os colaboradores nesta iniciativa e permitindo que as mulheres floresçam no contexto empresarial.

“O ano de 2021 assinalou uma mudança significativa na nossa jornada rumo à sustentabilidade a nível global. Estamos a trabalhar em conjunto com os nossos colegas da Colt Technology Services para promovermos medidas sustentáveis que nos permitam proteger o nosso planeta, os direitos humanos e para desenvolvermos um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo. Em simultâneo, reforçámos a nossa aposta numa conduta de negócios que se pauta pelos mais elevados critérios éticos através da aplicação das nossas rigorosas regras de conformidade no relacionamento entre e com outras empresas. Os nossos clientes, parceiros e fornecedores podem constatar, de forma transparente, que trabalhar com os fornecedores de forma sustentável nos permite alcançarmos os nossos próprios objetivos de desenvolvimento sustentável,” acrescenta Niclas Sanfridsson, Colt Data Centre Services CEO.

Mais informação disponível em: https://www.colt.net/esg-governance/.

A Colt está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A Colt IQ Network liga mais de 1000 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 29.000 edifícios em todo o mundo.
A Colt compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da Colt inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 210 cidades localizadas em mais de 30 países.
A Colt é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization). A Colt, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do setor das telecomunicações e por isso pode colocar as necessidades dos seus clientes no topo das prioridades do seu negócio. Mais informação disponível em www.colt.net