Novo Estudo da Colt revela: Tecnologias de próxima geração estimulam nova onda de adoção da cloud nas empresas

A Colt Technology Services acaba de anunciar as conclusões de um novo estudo sobre os planos das empresas para a próxima vaga da migração tecnológica. Os resultados demonstram que há uma grande apetência pelas soluções tecnológicas emergentes, com 54% dos inquiridos a identificarem a "evolução tecnológica" como um dos principais impulsionadores e aceleradores dos seus projetos atuais e futuros.

Este estudo único foi comissionado pela Colt à Censuswide. O inquérito que lhe serviu de base, e que teve como intuito identificar quais os próximos projetos a realizar na cloud, inclui responsáveis com poder de decisão sobre as TI, responsáveis com poder de decisão sobre a cloud, e gestores com responsabilidades de nível C em empresas com mais de 500 funcionários e pertencentes aos mais variados setores de atividade nas regiões da Europa e da Ásia.

Com um aumento substancial da migração para a cloud a fazer-se sentir nos últimos 12 meses, impulsionado pela emergência da COVID-19, as empresas estão agora prontas para levarem a adoção da cloud para o próximo patamar, envolvendo-se numa nova era da cloud que disponibiliza um abrangente leque de novas possibilidades e uma nova geração de computação centrada na nuvem e na conectividade.

O estudo conclui que há uma nova onda de projetos na cloud, suportada por grandes orçamentos e onde se identifica um foco renovado em ultrapassar as barreiras e em concretizar novos objetivos. Cerca de 33% dos inquiridos afirmaram que têm prevista a alocação de montantes entre os 290 mil e os 579 mil euros para financiar a sua próxima etapa na cloud. Há também o reconhecimento da importância crescente em estabelecer as parcerias adequadas, que permitam que as empresas, além de criarem os seus roteiros na cloud, os possam implementar e transformar em realidade. Deteta-se por isso também que as relações experimentadas e testadas com os atuais prestadores de serviços cloud e de serviços de rede estão a ser especialmente valorizadas.

Com as antigas tecnologias cada vez mais inadequadas para resolverem os desafios complexos da era multi-cloud, as empresas procuram agora as soluções cloud-native mais recentes. A tecnologia das interfaces de programação de aplicações (API) lidera a lista das ferramentas essenciais para cumprir os objetivos da computação na nuvem, com 56% dos inquiridos a referirem-na. O edge compute, ou computação na extremidade (47%), a IA (43%), o networking on-demand (40%), o uCPE - Universal Customer Premises Equipment (34%) e o SD WAN (32%) também são considerados ferramentas críticas nas quais as empresas confiam para impulsionar a sua evolução no digital.

O estudo concluiu igualmente que a Gestão das Relações com o Cliente (CRM) lidera a lista das aplicações incluídas na próxima fase de migração para a cloud.  Melhorar a experiência do cliente e encontrar melhores formas de mapear a sua jornada são claramente aspetos de importância crescente para as empresas, e espelham uma ligação íntima entre os objetivos que as empresas têm para a cloud e o desejo de melhorarem a experiência que oferecem aos seus clientes através de uma transformação digital eficaz. Cerca de 57% dos inquiridos afirmaram que as aplicações de CRM serão o principal o foco do seu próximo projeto de migração para a cloud, enquanto 54% afirmaram que irão privilegiar o ERP.

Keri Gilder, CEO da Colt refere a este propósito: “Por comparação com a edição do ano passado, verificámos que há um aumento de projetos de migração das empresas para a cloud. A nova edição do estudo investigou a fundo o que as empresas estão a mover para a cloud, como o estão a fazer e porquê. Não é surpresa que a evolução tecnológica e as tecnologias emergentes estejam a ser cada vez mais utilizadas para estes projetos. A conectividade que as suporta é um elemento fundamental desta equação, já que é crítico garantir que as migrações para a cloud decorrem sem problemas. Por isso, as empresas estão a focar-se, cada vez mais, na conectividade flexível, na largura de banda e na baixa latência e a procurar os parceiros mais adequados para as obterem. Tornou-se um aspeto decisivo ter acesso a ecossistemas de parceiros que trabalhem em conjunto para disponibilizar as melhores soluções junto das empresas e dos seus respetivos clientes finais. Na Colt, trabalhamos em estreita colaboração com os principais fornecedores de serviços cloud para suportar e facilitar as migrações das empresas para a cloud. A Colt esforça-se por criar um ambiente de transformação constante, que faz parte do nosso ADN primordial, que capacite as empresas com os recursos necessários para as posicionar da melhor forma para enfrentarem os desafios com que os seus negócios se defrontam atualmente.”

“A rede inteligente otimizada a 100Gbps IQ Network da Colt, que liga mais de 29.000 edifícios empresariais a 900 centros de dados e centenas de pontos de ligação de rede de dados em todo o mundo, é a rede perfeita para ajudar as empresas a alcançarem os seus objetivos,” conclui aquela responsável.

A Colt está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A Colt IQ Network liga mais de 900 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 29.000 edifícios em todo o mundo.

A Colt compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da Colt inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 210 cidades localizadas em mais de 30 países.

A Colt é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization). A Colt, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do setor das telecomunicações e por isso pode colocar as necessidades dos seus clientes no topo das prioridades do seu negócio