CAMPANHA DA COMISSÃO EUROPEIA “OPEN YOUR MIND” CHEGOU A CERCA DE 400 INSTITUIÇÕES EM PORTUGAL

Report this content

• Alunos de escolas secundárias, escolas profissionais e ensino superior foram os destinatários
  • Projeto foi apresentado em outubro de 2019 e materializou-se em workshops, webinars, além de apresentações em eventos como Portugal Fashion ou Moda Lisboa
A campanha “Open Your Mind”, promovida pela Comissão Europeia, através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs), chegou ao fim. Ao longo de nove meses o projeto apresentou-se a cerca de 3.000 alunos, de mais de 400 instituições, entre escolas secundárias, escolas profissionais e ensino superior.
Recorde-se que o projeto “Open Your Mind” tem como objetivo captar jovens com menos de 30 anos para os setores do Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado. Para o efeito, foram realizados workshops e webinars, além da presença em eventos como o Portugal Fashion, Modtissimo ou a Moda Lisboa. A comunicação com os jovens foi também feita através do envio de newsletters e das redes sociais do projeto.

A campanha contou ainda com a participação de profissionais das indústrias alvo. Designers, empresários, dirigentes associativos, docentes e formadores partilharam as suas experiências e responderam às questões de centenas de alunos.

Para além de Portugal, a campanha foi implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.

A campanha

A campanha “Open Your Mind” está inserida no “Projeto de cooperação setorial nos setores têxtil / vestuário / couro / calçado” (Blueprint for setoral cooperation on skills: showcasing careers in the textile/clothing/leather/footwear setors), e tem como principal objetivo desconstruir preconceitos associados a profissões com grande tradição na Europa e, em simultâneo, incentivar os jovens a percecionar de forma promissora as oportunidades de trabalho em setores com grande peso na economia portuguesa. A captação de talento jovem torna-se essencial numa altura em que a inovação, as tecnologias digitais e a sustentabilidade são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias.

O projeto pretende estabelecer uma nova cooperação estratégica entre os parceiros-chave (empresas, sindicatos, instituições de investigação educação e formação e entidades públicas) e estimular ações concretas para minimizar a falta de recursos humanos nestes setores.
Esta campanha tem como parceiros associações europeias representativas destes setores, como APICCAPS, COTANCE, CEC, CICECO, EURATEX, EVBB, EEN, UNIONCAMERE PIEMONTE, FESI, FILCTEM-
CGIL, PIOT, German Professional School Kronstadt and Gesamtverband der deutschen Textil-und Modeindustrie.
Para saber mais visite www.openyourmind-tclf.eu ou siga-nos nas redes sociais.

Tags: