CARRIS apresenta na ModaLisboa novo conceito de fardamento by Nuno Gama

Report this content

O novo ADN das fardas da CARRIS será apresentado este sábado na ModaLisboa pelas linhas de Nuno Gama.

Após 40 anos sem uma revisão profunda do seu fardamento, a CARRIS abraçou, no início do ano, o desafio interno de o adequar à dinâmica atual da empresa e da cidade de Lisboa.

“A CARRIS trabalha todos os dias para ser uma referência no transporte público, com um serviço ágil, confortável, cómodo e funcional, que promova uma mobilidade sustentável na cidade. Sendo este o nosso ADN, é fundamental que se reflita nos nossos colaboradores, que são a nossa linha da frente junto dos nossos clientes”, destaca Tiago Lopes Farias, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS.

Foi um processo exaustivo, que contou com o envolvimento e opinião de todos os colaboradores, nomeadamente das equipas operacionais que diariamente vestem “as cores” da empresa. Essa recolha de opiniões foi feita através de questionários e sessões de brainstorming, para aferir os caminhos a seguir, a hierarquização de prioridades e a projeção de expectativas.

A CARRIS contou com a ModaLisboa para desenvolver e implementar este projeto, quer na identificação dos elementos necessários para a definição de briefing, em linha com os indicadores da análise interna, assim como na seleção do designer de moda nacional cujo perfil melhor se enquadrasse com o ADN da CARRIS.

Venceu a proposta assinada por um dos maiores nomes da Moda, Nuno Gama, que explora um conceito assente em conforto, modernidade, design e sustentabilidade e que se caracteriza pela simplicidade, elegância e irreverência. Com inspiração na imagem gráfica da empresa, estas novas fardas afirmam-se pelo estilo mais descontraído, menos formal, numa atitude mais moderna, jovem e dinâmica.

Nuno Gama, o designer selecionado para dar cor a este projeto, salienta que este novo fardamento assenta “na escolha do azul marinho como imagem global, cortado horizontalmente sobre o peito pelo dinamismo de duas barras contrastantes. Como o look é integralmente marinho, estas barras contrastantes realçam o dinamismo da silhueta, conferindo-lhe uma rápida identificação e maior notoriedade. Para mim a questão da facilidade de manutenção justifica a opção de uma proposta de vestuário menos formal e consequentemente mais moderna. Aumenta assim o grau de envolvimento dos colaboradores com a empresa, enquanto lhes confere um carácter próximo do cliente”.

Já António Pires salienta que neste processo exaustivo “contámos com os desafios acrescidos deste “novo normal”, com fases habitualmente presenciais e que aqui tiveram de ser virtuais, mas estamos muito orgulhosos pela dinâmica e envolvimento que conseguimos, pelo cumprimento dos prazos tão ambiciosos e pela fase de partilha com os colaboradores e lisboetas a que estamos hoje a chegar. A expectativa continua a aumentar com a fase que se segue, de passar do conceito e dos protótipos às futuras fardas, aos seus afinamentos e ao processo de contratação, produção e implementação. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas queremos percorrer da forma consistente e coesa como fizemos até aqui. Já começamos a vislumbrar, em mais um elemento central do nosso dia a dia, o espelhar desta nova atitude e dinâmica que a CARRIS assumiu e que continuará a desenvolver no futuro.”

Hoje, dia 10 de Outubro, às 15h20, poderá acompanhar no palco da ModaLisboa, com transmissão online, o conceito by Nuno Gama para a nova farda da CARRIS.

Tags: