CARRIS com aumentos salariais

Lisboa, 15 de março de 2023 - Os trabalhadores da CARRIS vão ter um aumento salarial base de 70,00€, que corresponde a uma subida média global de 7,5% nos ordenados, mas como deste acordo resulta também um crescimento em todas as rubricas indexadas ao escalão H da Tabela Salarial Geral (Anuidades, Horários Irregulares, Atividades Complementares), muitos dos funcionários da empresa vão ter aumentos reais superiores a 90,00€.

Este é o resultado de um processo negocial entre a CARRIS e quatro organizações representativas dos trabalhadores que assinaram os Acordos de Empresa: SITRA, ASPTC, SNMOT e SITESE.

Trata-se do maior aumento salarial dos últimos anos e que o Conselho de Administração quis implementar dada a difícil situação económica e social com que a generalidade dos portugueses se confronta. Perante o atual contexto, fortemente impactado pela guerra e pelo consequente retomar de cenários de inflação que há décadas não se viviam, a empresa procurou soluções para minimizar os efeitos desta conjuntura junto dos seus trabalhadores, mas que se revelassem, por outro lado, economicamente sustentáveis para a própria CARRIS.

Pedro de Brito Bogas, Presidente do Conselho de Administração, sinaliza como “muito positivo o facto de termos alcançado este acordo com as organizações sindicais, sendo que este é o acordo possível, em que procurámos dar resposta às legítimas expectativas dos nossos trabalhadores, e que irá traduzir-se num esforço acrescido para a empresa, que também se ressente dos impactos negativos da atual conjuntura, em que o nível de crescimento das receitas, por força das medidas de congelamento do valor dos passes, não permite acompanhar o aumento sentido ao nível dos custos. Apesar dos tempos difíceis, este acordo é a prova de que estamos todos a trabalhar para incrementar a procura e a qualidade do serviço, de forma a garantir uma empresa cada vez mais sustentável”.