Começam a circular em Lisboa autocarros movidos a energia 100% renovável produzida a partir de óleo alimentar usado

- A Carreira 794 vai utilizar combustível produzido a partir de óleos alimentares usados, num projeto piloto que une a CARRIS e a PRIO e está integrado no Beato Living Lab.

- Contribuir para a redução de emissões de CO2 e promover a reciclagem são alguns dos objetivos da iniciativa, que envolve também diversas escolas.

Lisboa, 27 de maio de 2024 - Entra hoje em operação o ‘Beato Biobus’, a carreira da CARRIS que dá uma nova vida aos óleos alimentares, depois de usados na cozinha. No âmbito deste projeto piloto, os autocarros da linha 794 vão utilizar este tipo de energia - ZERO Diesel B100 - produzida a partir de óleo alimentar usado, promovendo a economia circular.

O ‘Beato Biobus’ é uma iniciativa integrada no Beato Living Lab, co-financiado pelo programa ‘EEA Grants’, e junta a CARRIS, a PRIO, Unicorn Factory Lisboa / Startup Lisboa, a Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa. Uma parte do óleo alimentar usado que é convertido em energia é recolhido em 15 escolas da Zona Oriental de Lisboa, envolvendo, assim, mais de 4500 alunos do pré-escolar ao secundário e toda a comunidade escolar nesta solução inovadora. Os óleos são, depois, encaminhados para o Centro de Produção em Ílhavo da PRIO, em Aveiro, e transformados em ZERO Diesel B100, um biocombustível fornecido à CARRIS para operar a carreira batizada de ‘Beato Biobus’.

A CARRIS e a PRIO pretendem, com esta ação, contribuir para a redução de emissão de cerca de 400 toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) por ano, promover a reciclagem de resíduos e diminuir a importação de recursos energéticos.

A Carreira 794 é uma das linhas que serve a Unicorn Factory Lisboa – Beato Innovation District, um dos símbolos da inovação na cidade de Lisboa e serve várias das escolas envolvidas na recolha dos óleos alimentares usados (OAU).

O ‘Beato Biobus’ faz, também, parte da estratégia de transformação do Beato Innovation District num Smart Campus, com vista à implementação de estratégias urbanas para a sua sustentabilidade e resiliência ambiental.

Pedro de Brito Bogas, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS, sublinha que “Hoje é um dia importante para a cidade de Lisboa, que demonstra, através deste exemplo, como se lidera a descarbonização e a transição energética. Temos um projeto que une vários pontos críticos na promoção de um melhor ambiente, começando, desde logo, com uma ação de educação ambiental que envolve milhares de crianças das escolas da Zona Oriental de Lisboa; promove a reciclagem de resíduos; ajuda a poupar os recursos hídricos; reduz as emissões de CO2 e contribui para que Lisboa seja, efetivamente, neutra em carbono até 2030."

Para Anabela Antunes, COO da PRIO Bio, Membro da Comissão Executiva PRIO, “Na PRIO, estamos comprometidos com a inovação e a sustentabilidade e orgulha-nos contar com parceiros que partilham da mesma motivação. Este projeto pioneiro é um exemplo claro de como podemos em conjunto promover a economia circular e reduzir a pegada carbónica nas nossas cidades.”

O ‘Beato Biobus’ é um projeto piloto que teve início em 2022, arrancando agora a fase de circulação dos autocarros movidos a energia produzida a partir do óleo alimentar usado, e deverá prolongar-se até ao final deste ano.

SOBRE A CARRIS

A missão da CARRIS é a prestação do serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, orientada por critérios de Sustentabilidade, contribuindo para um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. A CARRIS acredita que a qualidade e responsabilidade social, económica, ambiental e social, são a via para melhorar a sua atividade e contribuir para a sustentabilidade do sistema e para o bem-estar social.

Este contributo passa por satisfazer as necessidades dos clientes e cumprir as normas e regulamentos, otimizando os recursos que a CARRIS tem ao seu dispor. Com esta estratégia, a empresa reforça o seu papel ativo na mobilidade sustentável e contribuí para uma cidade com maior qualidade de vida.

SOBRE A PRIO

A PRIO opera e abastece uma rede de mais de 250 estações de serviço de Norte a Sul de Portugal, nas quais oferece, para além dos combustíveis líquidos convencionais, carregamento para veículos elétricos e abastecimento de veículos a Gás (GPL Auto). Além disso, a PRIO é também a maior produtora de combustíveis verdes em Portugal, produzindo-os a partir de matérias-primas residuais, sendo que através dessa produção, contribui para cerca de 1/3 das emissões de CO2 evitadas na mobilidade em Portugal

Para assegurar a sua competitividade nos combustíveis líquidos e no GPL, a PRIO opera um terminal de armazenagem e logística primária independente em Aveiro, através da qual se pode abastecer no mercado internacional. Para o abastecimento da sua fábrica de biodiesel no mercado nacional, a PRIO apoia a recolha de óleos alimentares usados e de outras matérias-primas residuais de setores tão variados como os da produção de margarinas, molhos, azeite e cafés.

Tem base operacional 100% portuguesa, é a maior empresa do Distrito de Aveiro, e é uma empresa com a tripla certificação QSA (Qualidade, Segurança e Ambiente) simultaneamente para a fábrica de biodiesel e para o parque de tanques.

Sobre os EEA Grants:

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt

Para mais informações:

Lídia Reis