Museu da CARRIS celebra 25 anos

Lisboa, 08 de janeiro de 2024 – São já 25 anos a contar a história da CARRIS e do desenvolvimento dos transportes na cidade de Lisboa e, para assinalar um quarto de século, o Museu da CARRIS tem programadas diversas atividades, iniciando as comemorações já nos próximos dias 12 e 13 deste mês, mas ao longo de todo o ano existirão diversos momentos especiais e ações inéditas.

No dia 12, data do aniversário, as entradas no Museu são gratuitas, tal como no dia 13, próximo sábado, em que haverá também dois passeios gratuitos num dos mais emblemáticos elétricos da coleção do Museu, desde a Estação de Santo Amaro até Belém. Em ambas as datas estão, igualmente, programadas atividades para os mais novos e em família (programa completo abaixo) e nas Redes Sociais será promovido um Giveaway que resultará na oferta de 25 cartões recheados de ofertas e descontos para usufruir ao longo deste ano.

O Museu tem como missão preservar o valioso acervo da CARRIS, assim como dar a conhecer o imprescindível e fundamental papel que esta empresa tem assumido na evolução dos transportes públicos e no desenvolvimento da mobilidade em Lisboa. A sua história é parte integrante e essencial dos últimos 151 anos da cidade e da sua memória.

Possibilitando uma viagem no tempo, o Museu da CARRIS está sedeado na Estação de Santo Amaro, em Alcântara, e é constituído por dois núcleos, sendo possível, por exemplo, entrar numa réplica do Carro Americano (tração animal – 1873), andar num elétrico de 1901, subir a um autocarro de dois pisos da década de 60 ou a um Volvo “laranjinha” de 1975.

O Museu passou por diversas transformações, tendo, em 2012, sido criado o Serviço Educativo e reformulado o percurso museológico. Mais recentemente, em 2022, foram criadas mais salas e atualizados conteúdos e, também nesse ano, houve uma forte aposta no digital, com a introdução de uma Visita Virtual, que inclui os três ascensores de Lisboa e o elevador da CARRIS.

Para comemorar esta emocionante viagem no tempo e na memória, o Museu da CARRIS atualiza a sua imagem com um novo conceito e identidade gráfica. Recorrendo aos elementos visuais que representam o seu universo e às cores que lhe dão vida, apresenta-se, a partir de agora, com um novo dinamismo: com o “M” de linhas verticais afirma a sua estabilidade e com o “C” de linhas curvas revela os percursos da CARRIS. Faz uso do azul-celeste para capturar as cores do Tejo, do laranja para apelar ao edificado em tijolo e assenta ainda num azul noturno e no branco do brilho das luzes e da neblina da noite de Lisboa.

PROGRAMA DOS 25 ANOS DO MUSEU DA CARRIS

DIA 12 JAN

Todo o dia:

Entrada Gratuita

10h-17h Teatrinho Miniatura - Elétrico 28 da Realejo Artes | Gratuito*

10h Oficina “Transportes à Nossa Escala” para 1 Escola da Freguesia de Alcântara | Gratuito, com inscrição prévia

16h30 Visita-Encenada “O Guarda-freio simpático e o Condutor teimoso” | Gratuito, com inscrição prévia

DIA 13 JAN

Todo o dia:

Entrada Gratuita

10-17h Teatrinho Miniatura - Elétrico 28 da Realejo Artes | Gratuito*

10-17h Pinturas Faciais**

10h Workshop parceria Faber-Castell | Gratuito, com inscrição prévia***

10h30 Visita-Encenada “O Guarda-freio simpático e o Condutor teimoso” | Gratuito, com inscrição prévia

10h30 Passeio no Elétrico nº 535 “O Bigodes”, Santo Amaro – Belém – Santo Amaro | Gratuito, com inscrição prévia

11h30 Atuação da Banda da CARRIS

12h Parabéns Museu!

14h30 Passeio no Elétrico nº 535 “O Bigodes”, Santo Amaro – Belém – Santo Amaro | Gratuito, com inscrição prévia

E mais surpresas!

*Sessões individuais em continuo (2 min. Cada) | Intervalo para almoço 13h-14h

**Por ordem de chegada | Intervalo para almoço 13h-14h

***Recomendado para famílias, crianças menores de 6 anos devem estar acompanhadas por um adulto.

Nota: Todas as atividades com inscrição prévia têm uma lotação máxima de 24 pessoas

Inscreva-se em mais.museu@carris.pt

Saiba tudo em https://museu.carris.pt/25-aniversario/