Próxima Paragem: FUTURO

CARRIS junta operadores de transporte público para discutir um futuro sustentável para o setor.

Evento será transmitido, em direto, no Facebook da CARRIS amanhã às 14h30.

Realiza-se amanhã, 2 de junho, um encontro de operadores de transporte público com o objetivo de analisar as questões associadas à sustentabilidade da mobilidade urbana e debater o contributo do transporte público para a descarbonização das cidades. O evento inclui uma apresentação das ações que a CARRIS tem vindo a implementar para descarbonizar o seu serviço público de transportes, mas também abordagens de outras cidades e operadores, ambicionando criar um fórum de partilha de visões, experiências e expectativas dos agentes do setor dos transportes públicos sobre a transição energética e ambiental.

A conferência contempla dois painéis, um mais focado na Área Metropolitana de Lisboa e outro dedicado à partilha de casos de estudo de cidades europeias. No primeiro painel, além da participação da CARRIS, contará com intervenções do Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, e do Presidente da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Faustino Gomes. No panorama europeu, o foco será em três casos que se entendem relevantes para os operadores de transporte público nacionais, designadamente o projeto de remodelação da frota de autocarros de Paris, o projeto de expansão da rede de elétricos em Linz e o trabalho que Barcelona tem vindo a realizar de planeamento de uma nova rede de autocarros e em matéria de inovação.

O setor dos transportes públicos experimentava uma fase de forte dinâmica no início de 2020, que terá sido afetada pela pandemia da COVID-19, e este evento vem criar uma oportunidade de retomar o diálogo com vista à recuperação dessa dinâmica de crescimento e investimento.

O foco na sustentabilidade justifica-se por ser um tema central para a mobilidade urbana e o assunto principal dos planos de recuperação das economias europeias, mas também pela convicção de que o sistema de transportes públicos pode dar um contributo essencial para o combate às alterações climáticas, que terá em 2021 um ano decisivo por ocasião da realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em novembro, na cidade escocesa de Glasgow.

Programa:

14:30 Abertura da Conferência

Tiago Lopes Farias, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS

Miguel Gaspar, Vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa

14:45 O transporte público de superfície na cidade de Lisboa

António Pires, Vice-Presidente do Conselho de Administração da CARRIS

Faustino Gomes, Presidente do Conselho de Administração da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa

15:20 Pausa

15:30 Melhores práticas na Europa (sessão decorrerá em Inglês)

Paris - François de Wailly, Directeur de projet - Transition énergétique électrique, Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP)

Linz - Klaus HÖLZ, Project Manager (Traffic-)Planning, SCHIENE OÖ GmbH e Bernhard Kohl, Group Director for Business Areas Transportation & Urban Spaces, ILF Consulting Engineers

Barcelona - Michael Pellot Garcia, Director of Corporate Reputation e Josep Mension Camps, Director Central Services, Service Planing and Bus Infrastructures Division, ‎Transports Metropolitans de Barcelona (TMB)