Vem aí mais uma edição do Elétrico de Natal da CARRIS!

Vem aí mais uma edição do Elétrico de Natal da CARRIS!

- Passeios de elétrico são especialmente destinados a grupos escolares

- Durante a viagem crianças ouvem conto de Natal e são desafiadas a fazer

desenhos nas janelas do elétrico

O Elétrico de Natal da CARRIS está de regresso às ruas de Lisboa de 5 a 16 de dezembro, será conduzido por um Pai Natal e vai proporcionar viagens entre a estação de Santo Amaro e a Praça da Figueira. Trata-se de uma iniciativa especialmente dedicada a grupos escolares, em que durante o passeio é contada uma história de Natal às crianças que serão, depois, desafiadas a fazerem desenhos, com marcadores de giz, nas janelas do elétrico.

Esta é uma ação de Responsabilidade Corporativa, de natureza Social, promovida pela CARRIS desde 1980. Com 40 edições realizadas, são várias as gerações de crianças que já celebraram o Natal num passeio de elétrico pelas ruas da cidade.

As viagens têm um valor simbólico de 2€ por pessoa, sendo que o total do valor recolhido é entregue a uma instituição e, este ano, a CARRIS associa-se à Fundação Santa Rafaela Maria para apoiar o Projeto TASSE. Um Projeto que tem como missão promover a inclusão escolar e aumentar as competências e as oportunidades das crianças e jovens da Quinta da Fonte da Prata, na Moita.

Ana Melo e Castro, membro do conselho de Administração da Fundação Santa Rafaela Maria, refere que esta Fundação foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do ser humano, nas suas diferentes dimensões, com especial preocupação nas crianças mais carecidas, através de vários projetos sociais, nos quais se inclui o Projeto TASSE. Este projeto, contempla 115 crianças do 1º ciclo ao secundário, que todos os dias desenvolvem atividades de valorização curricular e de cariz lúdico, através de vários ateliers (música, desporto, teatro, clubes temáticos, jogos pedagógicos, apoio ao estudo, entre outros), em pequenos espaços do bairro, como lojas do rés do chão, entre as 8h e as 19h. Recentemente, tivemos a oportunidade de construir novas instalações no bairro, de maior dimensão, e neste momento precisamos de as rechear com os materiais e mobiliário necessário a todas as atividades do Projeto TASSE. O Elétrico de Natal irá ajudar-nos a melhorar o novo espaço.”

Para além do valor angariado com as viagens, a CARRIS vai também proporcionar a experiência do Elétrico de Natal às crianças da Fundação Santa Rafaela Maria.

A Faber-Castell associa-se a esta iniciativa doando brindes para crianças e professores, que serão oferecidos no final do passeio, e a Edding oferece os marcadores de giz para fazer os desenhos nas janelas do elétrico.

Este ano, em que a CARRIS celebra 150 anos de história, o Elétrico de Natal espera mobilizar cerca de 2000 crianças. As vagas no Elétrico são limitadas a 90 viagens para grupos escolares, nos dias úteis de 5 a 16 de dezembro, com os horários de partida às 10h/11h/13h30/14h30/15h30.

Os grupos escolares interessados terão de se inscrever para o passeio, todas as informações podem ser consultadas em: https://museu.carris.pt/eletrico-de-natal/ e através do e-mail: mais.museu@carris.pt.

Lisboa, 14 de novembro de 2022