83% dos portugueses gostam de cozinhar e quase 50% cozinham em casa todos os dias

CONFORAMA, EMPRESA DE REFERÊNCIA EM MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO DA CASA, PROMOVEU UM ESTUDO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES E CULINÁRIOS DOS PORTUGUESES

COZINHA É O ESPAÇO MAIS IMPORTANTE DA CASA DEPOIS DA SALA E CERCA DE 83% DAS PESSOAS ASSUMEM GOSTAR DE COZINHAR, COM 48,6% A FAZÊ-LO TODOS OS DIAS

SE TIVESSEM A POSSIBILIDADE DE MUDAR POR COMPLETO A COZINHA, 59% DAS PESSOAS ACREDITAM QUE IRIAM COZINHAR MAIS

Lisboa, 28 de abril de 2023. Quantas vezes chegou a casa no final de um dia de trabalho sem ideias do que fazer para o jantar? E a pensar que gostava mesmo era de não ter de o fazer e encomendar comida para casa? Não está sozinho, segundo um estudo promovido pela Conforama [1], empresa de referência em mobiliário e decoração da casa, que também oferece um serviço especializado no desenvolvimento e conceção de cozinhas personalizadas – desenho, seleção de materiais, fabrico e instalação - 48,6% dos inquiridos cozinha em casa todos os dias e 56,9% pede comida para casa cerca de uma vez por semana, em contraponto com 33,1% dos inquiridos que nunca pede comida para casa. Já quando falamos de fazer refeições no exterior, 69,7% dos inquiridos referem sair uma vez por semana para fazer refeições fora de casa.

A cozinha tem um papel determinante na casa dos portugueses e é o espaço mais importante da casa, a seguir à sala de estar. Esta é a opinião de cerca de 27% dos inquiridos do estudo que revelou também que cerca de 83% dos portugueses gostam de cozinhar e que o fazem durante uma média de 95 minutos por dia.

46,5% dos inquiridos estão totalmente satisfeitos com a sua cozinha e o estudo promovido pela Conforama mostra que os homens valorizam ter tudo à mão, enquanto as mulheres valorizam a capacidade de armazenamento. Contudo, apesar do tempo que passam na cozinha, mais de 80% dos portugueses melhoraria alguns dos elementos da cozinha. 29% assumiu que mudava os móveis que tem na cozinha, cerca de 22% mudaria os azulejos e 21% faria uma redistribuição das gavetas e dos armários. Enquanto isso, 25% dos inquiridos assumiu mesmo o desejo de fazer uma renovação completa da cozinha. Nesta renovação, 70% preferem ser ajudados por um profissional e 80% preferem uma cozinha que seja mais personalizável ao seu espaço e com uma qualidade padrão.

Se tivessem a possibilidade de mudar por completo a cozinha, 59% das pessoas acreditam que iriam cozinhar mais. Nesse sentido, a prioridade passaria por ter um espaço de fácil limpeza (28,8%), ter mais espaço (18,7%) e maior capacidade de arrumação (17,7%). Já no que diz respeito ao tipo de cozinha, 61,4% dos portugueses preferia ter uma cozinha independente, enquanto, em termos de formato, a cozinha com ilha é a preferida por 45,8% dos inquiridos. O segmento dos inquiridos mais jovens gostaria de ter uma cozinha com uma ilha e uma área de refeições. Os inquiridos mais velhos preferem uma cozinha que possa ser personalizada dentro do seu espaço, e os lares com crianças gastariam para ter a tecnologia mais recente.

As principais tendências em cozinhas para 2023

Sabendo que a cozinha está a ganhar cada vez mais espaço e importância em casa, a Conforama apresentou a sua nova coleção de cozinhas para 2023, num guia completo com dezenas de opções e centenas de acabamentos para criar e adaptar estes espaços a todos os gostos e possibilidades.

Na sua nova coleção, a Conforama propõe designs multifuncionais e práticos, com materiais de alta qualidade 100% personalizáveis, com o objetivo de oferecer soluções feitas à medida. Neste sentido, a marca desenvolveu o ConfoKitchen, um serviço especializado de consultoria que permite configurar as cozinhas em apenas cinco passos: medição, planeamento, fabrico, transporte e instalação. Tudo isto com o acompanhamento de um perito que irá desenvolver o projeto e com a possibilidade de realizar o desenho graças ao software 3D, que permite ver o resultado final e obter um orçamento sem compromisso no local, adaptando-se também aos eletrodomésticos que o cliente deseja.

Além disso, o guia de Cozinhas 2023 inclui duas gamas diferentes, inspiradas nas tendências atuais: ConfoKitchen Premium, fabricado 100% na Alemanha, destaca-se por incorporar a utilização de técnicas de construção inovadoras, desenhos vanguardistas e materiais de alta qualidade, bem como por ter múltiplas possibilidades de fabrico personalizado. Por outro lado, ConfoKitchen Confort, produzido inteiramente em Espanha, combina elegância e praticidade, bem como uma grande variedade de opções e total adaptabilidade ao espaço e à personalização.

Nestas tendências prevalecem as propostas de tons frios, com um grande protagonismo dos verdes e azuis, combinados com acabamentos em madeira, que proporcionam um toque de calor. Mesmo assim, mantêm-se em vigor as opções em cores intemporais, como o branco, que também tendem para o espetro do frio, como o cinzento. Já quanto aos acabamentos, o mate continua a ser a tendência, mas especialmente com o tratamento anti-fingerprint, o que ajuda a manter a cozinha impecável.

Do mesmo modo, os espaços amplos e funcionais estão a tornar-se mais relevantes devido à facilidade de limpeza e organização da cozinha, aspetos prioritários no planeamento deste espaço. Neste campo, os sistemas de organização de espaços tornam-se, cada vez mais, imprescindíveis. Sendo que a capacidade de arrumação está no top três dos desejos dos portugueses quando mudam uma cozinha, a Conforama apresenta ainda várias sugestões para tirar o máximo proveito do espaço e conseguir arrumar tudo o que for necessário. Como por exemplo, sistemas de canto como o sistema carrossel – para facilitar o acesso a elementos no interior do canto -, o le-mans – para falsos armários de canto -, ou armários de canto com prateleiras, a opção mais económica. Para além disso, a Conforama disponibiliza também opções de rentabilização de espaço nos móveis baixos, como são exemplo os equipamentos de última geração como as gavetas Gardening Box com germinador incorporado ou a gaveta Pantry Box ideal para conservar melhor e durante mais tempo os legumes.

A Conforama Iberia é uma das principais empresas de equipamento para o lar em Portugal e Espanha, através das suas lojas físicas e online. Conta com uma rede de 57 estabelecimentos: 45 em Espanha e 12 em Portugal, prevendo aumentar o seu número de lojas com novas aberturas. A Conforama Iberia emprega cerca de 2.300 pessoas. Para mais informações: www.conforama.pt

[1] Estudo Conforama sobre hábitos de alimentação, cozinhas e eletrodomésticos em Portugal realizado pela GfK. Amostra: 303 pessoas entre os 30 e os 74 anos. Fevereiro de 2023.