Sabe qual é a divisão da casa preferida pelos portugueses?

A Conforama analisou quais são os espaços da casa mais valorizados pelos portugueses

A sala de estar (48,4%), a cozinha (26,8%) e o quarto (17,5%) são as três divisões preferidas, à frente do escritório, terraço e da casa de banho
A Conforama analisou a relação dos portugueses com as principais divisões da casa. Para tal, a empresa líder em equipamento e decoração para o lar analisou os hábitos dos portugueses em casa através de três inquéritos realizados este ano e centrados no descanso, nas salas de estar e nas cozinhas. A conclusão é que a sala de estar é a divisão preferida dos inquiridos (48,4%), seguida da cozinha (26,8%) e do quarto (17,5%). Nos últimos lugares estão o escritório (3,1%), o terraço ou jardim (2,9%) e a casa de banho (1,3%).

No que diz respeito à sala de estar, 52,5% dos inquiridos prefere uma sala com diferentes estilos para combinar móveis, enquanto 47,5% dos portugueses assume que gosta mais que a divisão seja homogénea. Mas, acima de tudo, existe consenso quando se referem às principais características no momento de comprar os produtos para a sala: o preço (42,6%) e o facto de ter uma decoração funcional (20,2%) são essenciais.

Não há dúvidas que o sofá é essencial em qualquer sala, o que fica demonstrado pelos 99% dos inquiridos que afirmam ter um. Mas também o móvel de televisão, mesa de refeição e cadeiras são apontados como produtos essenciais na decoração de uma sala. Artigos que não podem faltar quando as principais atividades para as quais os portugueses afirmam utilizar a sala são ver televisão (90,6%) e relaxar (79,4%).

Sendo a sala considerada a principal divisão da casa pelos portugueses, os inquiridos revelam intenções de mudar de sofá, com a principal razão para este desejo a ser o desgaste do sofá atual (60,3%). A chaise longue (39,7%) e os sofás de 3 lugares (36,2%) são os mais comuns entre as casas dos portugueses, com 34,3% dos inquiridos a revelar ainda que tem um sofá-cama em sua casa. Comodidade (98%) e durabilidade (94%) são as caraterísticas mais importantes para os inquiridos no momento de compra de um sofá.

Gostam de cozinhar, mas precisam de um espaço mais funcional
Já quando falamos de cozinhas, percebemos que 83% dos portugueses gostam de cozinhar, o que pode justificar que esta seja a segunda divisão mais preferidas pelos inquiridos. No entanto, mais de 80% admite que melhoraria alguns dos elementos da cozinha, principalmente os móveis, azulejos e a redistribuição das gavetas e dos armários. 25% dos inquiridos assumiu mesmo o desejo de fazer uma renovação completa da cozinha, com mais de metade das pessoas a afirmar que se tivessem a possibilidade de mudar por completo a cozinha, passariam a cozinhar mais.

Tendo em atenção as tendências atuais na decoração das cozinhas, mas também critérios de funcionalidade, 61,4% dos portugueses preferia ter uma cozinha independente, enquanto, em termos de formato, a cozinha com ilha é a preferida por 45,8% dos inquiridos. Um espaço de fácil limpeza (28,8%), com mais espaço (18,7%) e maior capacidade de arrumação (17,7%) são as características mais desejadas para esta divisão da casa.

Têm um colchão de qualidade, mas falham nas horas de sono
Já sobre o quarto, as principais conclusões do estudo promovido pela Conforama demonstram que 91,9% dos portugueses assume que a qualidade do colchão é a condição mais importante para um bom descanso, seguida pela importância da almofada (91%) e um ambiente com pouco ruído (82,5%). Neste inquérito, 83,5% dos portugueses defenderam que os colchões devem ser mudados até 10 anos após a compra, sendo que a maioria afirmou ter em casa um colchão com um máximo de seis anos. Já sobre os fatores de compra em produtos como colchões e almofadas, o preço não é um entrave, sendo que cerca de metade dos inquiridos afirmam que compram artigos que se ajustem às suas necessidades sem olhar para o preço. A qualidade dos produtos comprados assume ainda maior importância quando 45,2% admite sofrer de algum tipo de dor relacionada com costas ou pescoço devido ao desconforto causado pela postura durante o sono.

Sobre os hábitos de descanso, 40% dos portugueses afirma não descansar bem, dormindo em média 7 horas por noite, com 65,6% dos inquiridos a assumir que necessitava de dormir mais. Cerca de 48% dos inquiridos assumiu que se deitava depois da meia-noite, fator que pode levar a um menor tempo de sono. Para os inquiridos que assumiram dormir mal, as principais razões para tal acontecer estão relacionadas com o facto de acordarem várias vezes durante a noite (61,3%), stress (15,6%) e problemas de saúde (8,8%).

Como empresa de referência no seu sector, a Conforama posiciona-se entre os consumidores portugueses como uma das marcas líderes em compras inteligentes de decoração e mobiliário para a casa. O seu objetivo é facilitar a todos os seus clientes o acesso à casa que desejam, a um preço acessível e com a máxima qualidade.

Para além de ter uma das maiores ofertas do mercado em produtos como sofás e colchões, onde tem a gama mais vasta e profunda, a Conforama destaca-se pelo seu vasto conhecimento e experiência noutras categorias como salas de estar, eletrodomésticos, decoração e cozinhas. Nestas últimas, a empresa destaca-se pelos seus designs multifuncionais e práticos, com materiais de alta qualidade e, sobretudo, 100% personalizáveis, com o objetivo de oferecer soluções à medida. Neste sentido, a Conforama desenvolveu o ConfoKitchen, um serviço de consultoria especializado que permite configurar qualquer cozinha por medida em apenas cinco passos: medição, planeamento, fabrico, transporte e instalação, realizados por um serviço profissional interno.

A Conforama Iberia é uma das principais empresas de mobiliário doméstico em Espanha e Portugal, através das suas lojas e na Internet. Dispõe de uma rede de 58 lojas: 45 em Espanha e 13 em Portugal. A Conforama Iberia emprega mais de 2.300 pessoas.