ADAGIETTO DÁ LUZ AO FENÓMENO DA SOLIDÃO E ISOLAMENTO SOCIAL EM PORTUGAL

Campanha “Luzes com Presença” da Missão Continente

A Adagietto é a agência por detrás da campanha de Natal deste ano da Missão Continente, “Luzes com Presença”, sendo responsável pela autoria, realização e produção do projeto.

Foi a pensar naqueles que se sentem sós - quer estejam fisicamente isolados ou mesmo estando rodeados de outros -, e no agravamento do fenómeno da solidão e do isolamento social em Portugal, provocado pela pandemia, que a Missão Continente lançou mais uma iniciativa de solidariedade social, alinhada com os seus eixos estratégicos de apoiar quem mais precisa. Em parceria com a Adagietto, nasceu a campanha “Luzes com Presença”. Porque “recentemente todos nós sentimos o que é estar isolado ou sozinho”, a campanha multimeios recorda que, para muitos, “esta sempre foi, e continua a ser, uma realidade que tem um grande impacto na saúde mental”.

A campanha está presente em televisão, loja e online, e relembra que basta um pequeno gesto para se fazer a diferença na vida dos muitos portugueses que se encontram em risco ou situação efetiva de solidão ou isolamento. Recorrendo a várias molduras e silhuetas humanas, o vídeo começa por ilustrar a realidade de quem vive na solidão, mas termina com imagens de luzes de Natal que recordam o espírito mágico e solidário da época. A simbologia das luzes de Natal é uma alusão, não só à importância de se trazer à luz esta temática, tão premente nos tempos atuais, mas também à iniciativa da Missão Continente que, além de financiar projetos de intervenção junto das comunidades por todo o país, vai acender luzes festivas em 20 das localidades remotas do país, em todos os distritos do território continental e ilhas, numa ação simbólica.

Toda a iniciativa solidária e respetivo nome são inspirados no conceito “luzes de presença”, um exemplo de algo tão simples - um pequeno ponto de luz – que pode ser o suficiente para que alguém se sinta mais acompanhado, reconfortado. Que não se sinta sozinho.

Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, afirma que o objetivo é “garantir que neste Natal aconchegamos aqueles que precisam mesmo de sentir um abraço, de sentir que têm alguém para conversar, que não estão sozinhos. A pandemia teve um impacto muito significativo no intensificar a solidão e o isolamento social por todos, e este é um fenómeno com consequências para a saúde mental, que é algo que ninguém deve descurar ou ignorar. Lançamos esta campanha porque acreditamos que ninguém deve estar sozinho e que está ao alcance de todos fazer a diferença em quem pode estar a viver um período de maior fragilidade. Através da Missão Continente, queremos chegar a mais pessoas e garantir um Natal feliz a todos os portugueses”.

Giba Barros, Diretor Criativo da Adagietto, acrescenta que “para nós, este é um daqueles projetos incríveis que preenchem todos os critérios de uma grande campanha. Trabalhámos num verdadeiro espírito colaborativo com a equipa da Missão Continente naquela que será provavelmente a campanha de solidariedade social mais relevante e esperada desta época. Temos a certeza que o projeto “Luzes com Presença”, pela sua vertente emocional e pela sua pertinência, vai mobilizar todos os Portugueses. Este vídeo é apenas o arranque da campanha que criámos para a Missão Continente. E mais não digo...”

Link vídeo da campanha
Ficha Técnica:
Copywriter – João Rosa
Art Director – Joana Mota; Tiago Monte
Diretora de Cliente – Catarina Campos
Diretor Criativo – Giba Barros
Produtora – Inês Pinto
Editor – Cláudio Monteiro
Realização – Adagietto

Até 6 de janeiro de 2022, a campanha Luzes com Presença decorre em todas as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super, de norte a sul do país e ilhas, através da venda de vales de 1€. O valor angariado reverterá integralmente para financiar projetos de instituições com atuação nacional - SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e mais de 9 instituições de atuação local* na área do combate e prevenção da Solidão e Isolamento Social.

Para ajudar, basta adquirir um vale solidário de 1€ à venda nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super.
Adicionalmente, é possível contribuir das seguintes formas:
Transferência bancária para o IBAN (Santander) PT50 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências bancárias SEPA/Imediatas); NIB (Santander) 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências via ATM)
MBWay através do nº 937 07 07 07
Chamada de valor acrescentado através do nº 761 10 10 10

#MissaoContinente #LuzesComPresença

Instituições apoiadas pela Campanha ‘Luzes com Presença’:
Associação SOS Voz Amiga
Cruz Vermelha Portuguesa
Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar)
Espaço T - Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto)
Aldeias Humanitar - Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe)
Associação Mais Proximidade (Lisboa)