ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: AS REDUÇÕES DE AÇÚCAR, SAL E GORDURAS NAS MARCAS PRÓPRIAS

Para dar a conhecer as suas iniciativas no campo da Alimentação Saudável, o Continente organiza no dia 29 de outubro um brunch saudável preparado pela chef Anna Lins, reunindo n’ A Sociedade – Oficina Criativa Gastronómica, em Lisboa, um conjunto de convidados com o objetivo de falar sobre as reduções de açúcar, sal e gorduras nos produtos da marca Continente, para além de partilhar ideias e experiências e debater a necessidade de adotarmos hábitos alimentares saudáveis no nosso dia a dia.

Dados divulgados pela DGS (Retrato Saúde 2018) revelam que 10% da população portuguesa é afetada pela diabetes, às quais se juntam 36% de adultos a sofrer de hipertensão e outros 57% que são obesos ou vivem em risco de obesidade, enquanto 30% das crianças tem excesso de peso e 12% são obesas. Neste cenário torna-se urgente adotar hábitos alimentares saudáveis e reorientar o sistema alimentar de forma a obtermos benefícios para a saúde, a partir da disponibilização de alimentos mais equilibrados a preços acessíveis.

Com a preocupação de facilitar o acesso a produtos nutricionalmente mais saudáveis, nomeadamente fruto dos investimentos realizados no desenvolvimento da Marca Própria e que permitiram fortes avanços no âmbito da Alimentação Saudável – durante o ano de 2019 foi melhorada a composição nutricional de mais de 60 artigos da marca Continente, e foram reduzidas 45 toneladas de sal, em produtos como batatas fritas, polpas de tomate e sopas; 200 toneladas de açúcares em iogurtes líquidos e bolachas e 25 toneladas de gorduras em iogurtes gregos. Este é um trabalho de melhoria contínua em que o Continente continuará a apostar em conjunto com os seus parceiros, sejam Fornecedores, Centros de Investigação, Universidades e até os próprios Clientes, muitas vezes convidados a testar produtos antes do seu lançamento.

A marca Continente, líder no retalho alimentar, empenha-se em contribuir para um maior esclarecimento de todos os portugueses quanto a estas questões, razão pela qual há mais de 10 anos adotou o Semáforo Nutricional nos seus produtos, para permitir uma escolha informada pelos consumidores. Sobretudo, tem vindo a assumir a responsabilidade de melhorar a composição nutricional dos produtos que oferece diariamente aos seus Clientes, ajudando assim a reduzir o consumo excessivo de sal, açúcares e gorduras.

Acompanhada por Mayumi Thaís Delgado, Responsável de Nutrição do Continente e por Helena Real, Secretária Geral da Associação Portuguesa de Nutricionistas, entre outros parceiros, vão estar presentes neste brunch saudável assinado pela chef Anna Lins, a Diretora da Qualidade e Investigação Continente Ondina Afonso e a Diretora Comercial Marcas Próprias Continente, Ana Alves, para quem “é essencial demonstrar às famílias portuguesas que pode ser muito fácil e barato preparar refeições saudáveis e saborosas, sendo absolutamente necessário desmistificar esta ideia pré-concebida de que a alimentação saudável é complicada e cara, para darmos um passo em frente enquanto sociedade”.

O Continente lançou no dia 10 de junho, Dia de Portugal, a campanha #BomParaPortugal como forma de agradecimento ao país por toda a confiança que as famílias portuguesas depositam na marca há quase 35 anos. Um dos eixos da campanha e forma de agradecimento assenta precisamente neste compromisso em democratizar o acesso dos portugueses a produtos nutricionalmente equilibrados, sempre aos preços mais baixos.