AZEITE 100% PORTUGUÊS À VENDA EM EXCLUSIVO NO CONTINENTE

CINCO SOLDOS

O azeite cinco Soldos, marca 100% portuguesa, à venda em exclusivo em todas as lojas Continente desde março de 2019, já vendeu mais de 1,3 milhões de litros até agora.

A gama é constituída por 4 variedades de azeites: ‘Cinco Soldos Reserva’, um azeite virgem extra de categoria superior, indicado para terminar pratos ou para degustar com pão; ‘Cinco Soldos Superior’ e ‘Cinco Soldos Essencial’, azeites virgem extra que, pela sua versatilidade, são ideais para temperar ou como ingrediente base de outros molhos; e ‘Cinco Soldos Casto’, um azeite virgem, para utilização culinária, em assados ou sopas, e o Azeite refinado ideal para refogados ou fritura, devido à alta resistência à temperatura.

Estes azeites são produzidos em Portugal, com azeitona nacional e com processos 100% naturais, obtidos através de procedimentos físicos que mantêm toda a qualidade da azeitona: tratamentos de lavagem, moagem, decantação, centrifugação e filtragem. O posterior armazenamento é efetuado em temperatura controlada que garante a preservação da qualidade do produto acabado.

O nome “Cinco Soldos” remonta à época da monarquia, quando as leis de proteção da agricultura prescreviam uma multa de três soldos a quem arrancasse uma árvore. Se essa árvore fosse uma oliveira, a multa aumentava para cinco soldos. A História demonstra desta forma a importância dada à oliveira, árvore que, desde há muito, faz parte das práticas agrícolas e alimentares da sociedade portuguesa.

Estes azeites são, assim, gorduras naturalmente saudáveis e com um papel central na alimentação mediterrânica. O Continente, ao reconhecer a sua importância, reforça a sua oferta de produtos saudáveis, disponibilizando a todos os seus clientes um produto de qualidade, e incentivando hábitos de alimentação mais saudáveis.

Só entre janeiro e março, o Continente adquiriu mais de 71,3 milhões de euros em produtos nacionais.

Uma iniciativa determinante no apoio à produção nacional é o Clube de Produtores Continente, cujo objetivo é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultado de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.