• Continente/

Clube de Produtores Continente inspira-se naquilo que de melhor se faz na Europa na área dos Queijos e Enchidos

O Clube de Produtores Continente realizou a primeira Visita Internacional de 2015 com os seus produtores às mais conceituadas fábricas, cooperativas, museus e centros de investigação e inovação na área dos Queijos e Enchidos, na Holanda e Alemanha.

Durante quatro dias, 25 produtores puderam conhecer aquilo que se faz de melhor a nível internacional ao longo de todo o ciclo produtivo, num processo de benchmarking que procurou fortalecer a qualidade da produção nacional, dotando os produtores de técnicas inovadoras e sofisticadas nas suas áreas de atuação.

O primeiro fornecedor visitado foi a empresa Queijos Veerger, reconhecida por ser a maior handler de queijos na Holanda, com 64 linhas de produção. Esta empresa caracteriza-se pela inovação, flexibilidade e forte orientação para as necessidades do cliente. Além da sua marca, a empresa produz inúmeras marcas próprias para todo o mercado.

Em Delft, os produtores tiveram oportunidade de visitar o centro de investigação e inovação da DSM, que com um portfolio notável de produtos, é um dos maiores fornecedores de ingredientes do setor alimentar mundial. Neste centro, os produtores tiveram oportunidade de visitar instalações piloto onde se simulam várias indústrias alimentares e conferir os desenvolvimentos que estão a ser trabalhados na área dos queijos e enchidos.

Os queijos DOC, uma das maiores cooperativas da Holanda com mais de 3000 produtores de leite associados, destacaram-se pela perfeita automatização dos sistemas de produção, que permitem à fábrica estar em funcionamento 24horas por dia, durante os 365 dias do ano.

Ainda na Holanda, o Clube de Produtores Continente visitou o Mercado de Queijo e o Museu do Queijo, o que permitiu aos produtores do Clube perceber a importância do Queijo como atração gastronómica e consequentemente, turística.

Na Alemanha, o Clube de Produtores foi conhecer a DMK, a maior empresa de queijos da região, com mais de 6.7 biliões de litros de leite processados ao ano, com oportunidade de observar de perto os processos de produção na fábrica e os mercados de exportação da marca.

O comunicado segue na íntegra em anexo. Link para download de fotografias: http://we.tl/eHclakV19T