CLUBE DE PRODUTORES DO CONTINENTE PREMEIA INOVAÇÃO

Matosinhos, 16 de setembro de 2020

CLUBE DE PRODUTORES DO CONTINENTE PREMEIA INOVAÇÃO

Estes prémios, que contaram com a participação de 20 produtores (organizações de produtores e empresas do setor agrícola, agropecuário e agroalimentar), reconhecem as empresas que se destacam pela inovação dos seus produtos, alinhados com princípios como a sustentabilidade, economia circular e contribuição para hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.

O projeto ‘Snack Zero Desperdício’, da Panicruzeiro, teve como objetivo o desenvolvimento de um snack  nutritivo, saudável e saboroso, com valorização de subprodutos da produção. A Panicruzeiro é uma empresa de cariz familiar, localizada em Corroios, no concelho do Seixal, dedicada ao fabrico de biscoitos secos e fritos de Natal, tendo como principal cliente o Continente, para quem fabrica, entre outros, produtos de marca própria e gourmet.

Estes projetos foram apresentados pelos produtores no âmbito da Academia Clube de Produtores Continente, um programa de capacitação, lançado pela primeira vez em 2017, que visa a partilha de conhecimento, e que dota os protagonistas de uma visão mais ampla do mercado e das suas oportunidades.

O Clube de Produtores Continente atribuiu ainda o Prémio Excelência, entregue anualmente, com o propósito de distinguir produtores que marcam o Clube pela forte relação de parceria. O premiado foi o produtor de carne Angus Continente, Carlos Grave. Nascido em Évora e formado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, Carlos Grave sempre esteve ligado à produção animal e iniciou a produção da raça Aberdeen-Angus há aproximadamente 10 anos.

Só entre janeiro e março, o Continente adquiriu mais de 71,3 milhões de euros em produtos nacionais a estes produtores sendo que, no segmento frutas e legumes, um dos que mais procura registou durante a pandemia, as compras nacionais representaram um crescimento superior a 4 milhões de euros em relação a 2019, superando os 28 milhões de euros.

O objetivo do CPC é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.

Sobre o Clube de Produtores Continente (CPC)
O Clube de Produtores Continente (CPC) é uma estrutura de apoio à produção agropecuária portuguesa, criado em 1998, com o intuito de aproximar a Sonae MC aos produtores nacionais, distribuídos de Norte a Sul do país, Açores e Madeira. A sua missão é promover os produtos nacionais de acordo com elevados padrões de qualidade e segurança, apoiando os seus associados, de forma consistente e estruturada.
Os produtores encontram no CPC uma via garantida para o escoamento da sua produção, enquanto a Sonae MC garante a oferta, aos seus clientes, de produtos portugueses que respeitam as melhores práticas de produção.
O CPC tem vindo a trabalhar em prol do setor agrícola nacional, criando emprego, fomentando o desenvolvimento regional, potenciando projetos ambiciosos, inovadores e de indiscutível mais valia económica e social para o nosso país.
O CPC conta atualmente com 240 membros, entre organizações de produtores, agricultores individuais e empresas familiares com produção de: frutas e legumes, charcutaria (queijos e enchidos), carne, padaria e pastelaria tradicional, peixe, vinhos, azeite, ovos, mel e take-away.