• Continente/

CONTINENTE ASSINALA ANIVERSÁRIO DA DESCOBERTA DA MADEIRA E DO PORTO SANTO COM OFERTA ESPECIAL

O Continente inicia a quadra natalícia com uma iniciativa que pretende presentear a comunidade madeirense e celebrar a história deste arquipélago português, que comemora este ano 600 anos de vida. Esta é uma ação inédita que permite aos clientes de qualquer uma das 15 lojas Continente do arquipélago da Madeira fazer as suas compras e receber o troco em moeda corrente comemorativa, no âmbito de uma edição especial que marca o aniversário da descoberta. As moedas comemorativas entram em circulação esta sexta-feira, 20 de dezembro.

Esta iniciativa surge na sequência do lançamento da Moeda Comemorativa, no passado mês de julho, no Madeira Shopping, no âmbito da celebração dos 600 anos deste importante marco na história de Portugal, integrando esta moeda o Plano de “Moedas Comemorativas 2019”. A descoberta das ilhas das Madeira e do Porto Santo foi assinalada pelos navegadores Tristão Vaz Teixeira, João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo, que avistaram o arquipélago durante as primeiras incursões marítimas portuguesas sobre o Oceano Atlântico.

A moeda “600 anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo” foi a última criação do artista plástico Júlio Pomar, antes do seu desaparecimento, em maio de 2018. Pomar, nascido em Lisboa, deixou uma obra ímpar e multifacetada, reconhecida nacional e internacionalmente, no campo do desenho, da escultura, da cerâmica e da literatura.

João Pedro Lopes, Diretor de Operações do Continente, realça que esta iniciativa “é uma verdadeira celebração da história do arquipélago da Madeira e da memória de Júlio Pomar”, acrescentando que “o Continente quer dar aos madeirenses a oportunidade de receberem uma moeda comemorativa única, que assinala uma grande descoberta, já com 600 anos, que marcou definitivamente o curso da história de Portugal”.

De acordo com João Guerra, Diretor Comercial e Marketing da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), “as moedas correntes comemorativas de 2 euros são em tudo idênticas às moedas de 2 euros que circulam por toda a Zona Euro, embora o desenho da face nacional seja distinto, normalmente associado a uma comemoração ou efeméride. As moedas correntes comemorativas têm emissões muito limitadas, por isso, ao associarmo-nos ao Continente nesta iniciativa, estamos a contribuir para que as pessoas do arquipélago possam ter um acesso mais facilitado a estas moedas, as quais são testemunho de uma celebração que lhes diz diretamente respeito”.

Para além desta moeda que marca os 600 anos do descobrimento do arquipélago da Madeira, existem - outras nove moedas comemorativas, produzidas pela Casa da Moeda em 2019, que celebram feitos e personalidades marcantes da história da nação.

Vídeo sobre a Moeda Comemorativa “600 anos do Descobrimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo”