CONTINENTE ELEITO ‘MARCA DE CONFIANÇA AMBIENTE’ PELA 12ª VEZ

Matosinhos, 04 de junho de 2021

O Continente foi distinguido pelos consumidores portugueses como “Marca de Confiança Ambiente”, pelo 12º ano consecutivo, na categoria ‘Hiper/Supermercados’, tendo registado 59% das preferências.

Com os atributos de qualidade, relação custo/benefício e atenção ao cliente, o Continente registou mais de 40% dos votos em comparação com a segunda marca mais votada, consolidando assim a liderança registada nos últimos 12 anos como “Marca de Confiança Ambiente”.

Vítor Martins, Diretor de Ambiente da Sonae MC, refere “é com bastante orgulho que recebemos a distinção ‘Marca de Confiança Ambiente’ pela 12ª vez consecutiva. Enquanto retalhista líder, reforçamos o nosso compromisso público como um agente ativo na consciencialização e mobilização dos portugueses, informando, sensibilizando e promovendo comportamentos de cidadania ambiental, que assegurem o nosso futuro coletivo.”
Entre os resíduos provenientes das suas operações e os entregues pelos clientes nas lojas, em 2020, o Continente enviou para reciclagem 42.184 toneladas em plástico, cartão, madeira, pilhas, cortiça e outros materiais.
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4.200 toneladas de plástico virgem por ano. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2.200 toneladas/ano anunciadas em abril de 2019 na plataforma www.plasticoresponsavel.continente.pt.

Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos. Atualmente, 73% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.

Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando ainda que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
O selo “Marca de Confiança Ambiente 2020” está incluído no estudo "Marcas de Confiança”, que é realizado anualmente pela revista Selecções do Reader’s Digest e tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas. Esta edição contou com um universo de mais de 12.000 lares inquiridos a quem, enquanto consumidores e com base numa metodologia de pergunta aberta (resposta livre e espontânea), foi solicitado que referissem, entre 10 categorias específicas, as marcas da sua confiança em ambiente.