CONTINENTE ELEITO ‘MARCA DE CONFIANÇA AMBIENTE’ PELOS CONSUMIDORES

O Continente foi distinguido pelos consumidores como “Marca de Confiança Ambiente”, pelo 15º ano consecutivo, na categoria ‘Hiper/Supermercados’, tendo registado 55,9% das preferências, um aumento de quase 4% face ao ano passado. A insígnia assume-se como um promotor da agenda do desenvolvimento sustentável através das várias iniciativas que tem desenvolvido e implementado.

Esta distinção reflete o reconhecimento da marca, com um diferencial superior a 30% face aos 2º e 3º classificados, consolidando assim a liderança registada nos últimos 15 anos.

“Sabemos que garantir um futuro mais sustentável não é uma ambição que possamos deixar para amanhã. No Continente estamos conscientes da urgência de uma ação coletiva em prol da sustentabilidade e por isso temos investido de forma consistente nesta agenda. Um percurso que nos valeu, pelo 15º ano consecutivo, a distinção de 'Marca de Confiança Ambiente', algo que muito nos orgulha e que reflete o esforço diário das nossas equipas. Este marco está ancorado num conjunto de indicadores que refletem o impacto da nossa Estratégia e ação: em 2023, reduzimos a pegada de carbono das nossas operações em 34,7% face a 2018, assegurámos uma taxa de reciclabilidade das nossas embalagens de 92% e evitámos 65,7 milhões de euros de desperdício alimentar. Em parceria com os nossos produtores, desenvolvemos projetos de monitorização e conservação de 11 mil hectares. Com o Cartão Continente, reforçámos o nosso compromisso enquanto promotores de um consumo mais responsável, em particular com a campanha Poupe o Planeta que impactou mais de 194 mil clientes", afirma Mariana Pereira da Silva, Diretora de Sustentabilidade da MC.

No fim do dia, este prémio não é só do Continente, mas de todos os nossos clientes, de todos aqueles que diariamente aderem às nossas iniciativas, de todos aqueles que pretendem adotar comportamentos mais informados e responsáveis e assim contribuem ativamente para a construção de um futuro mais sustentável”, acrescenta ainda a Diretora de Sustentabilidade da MC.
Enquanto promotor e facilitador de comportamentos mais sustentáveis, o Continente tem implementado um conjunto de iniciativas que têm tido resultados notáveis graças à participação ativa dos seus consumidores.

A rede de carregamento de viaturas Plug& Charge evitou, em 2023, a emissão de mais de 1700 toneladas de CO2 com o contributo dos nossos clientes.

Num conjunto de lojas Continente, também em 2023, os consumidores aceleraram a transição para uma economia mais circular dando uma nova vida a mais de 2.500 artigos no âmbito dos pilotos [RE]BABY (artigos de puericultura), [RE]USE (ferramentas elétricas), [RE]STYLE (roupa) e [RE]CYCLE (bicicletas).  Através da Gama Zero Desperdício, composta por frutas e legumes com pequenas imperfeições, os consumidores, em conjunto com o Continente, evitaram que mais de 1.700 toneladas destes produtos fossem desperdiçadas no campo. Complementarmente encontraram nos EcoSpots, existentes nas lojas Continente, uma forma segura de encaminhar para reciclagem mais de 1100 toneladas de resíduos - dos óleos alimentares usados, às cápsulas de café, das rolhas de cortiça à roupa.
As várias iniciativas levadas a cabo pelos consumidores contribuíram para a plantação de mais de 18.000 árvores.

O selo “Marca de Confiança Ambiente 2023” está incluído no estudo "Marcas de Confiança”, que é realizado anualmente pela revista Selecções do Reader’s Digest e tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas. Esta edição contou com um universo de 12.000 lares inquiridos, entre setembro e novembro de 2023, a quem, enquanto consumidores e com base numa metodologia de pergunta aberta (resposta livre e espontânea), foi solicitado que referissem, em 12 setores de atividade distintos, as marcas da sua confiança em ambiente.
Link imagens