CONTINENTE JUNTA-SE À TOO GOOD TO GO

DESPERDÍCIO ALIMENTAR

O Continente juntou-se à food app com 41 das suas lojas, e é o primeiro retalhista ibérico a aderir à iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” da aplicação Too Good To Go, que pretende ajudar os consumidores a identificar e compreender melhor a validade dos produtos de durabilidade mínima, com a aplicação do respetivo selo numa seleção de produtos de marca própria.

Comprometido com o combate ao desperdício alimentar e sensibilização dos consumidores, o Continente junta-se à app Too Good To Go, cuja app já conta com mais de 1 milhão de utilizadores em Portugal, e disponibiliza Magic Boxes em 41 das suas lojas, maioritariamente em Lisboa e Porto.

Respondendo ao crescente pedido dos consumidores para que as marcas sejam mais ativas em iniciativas de combate ao desperdício alimentar, e alinhado com o posicionamento de marca no combate a este problema, o Continente é o primeiro retalhista ibérico a abraçar a iniciativa que pretende ajudar os consumidores a identificar e compreender melhor a validade dos produtos de durabilidade mínima, - cuja data é colocada como indicador de qualidade máxima, e não de consumo limite de segurança alimentar - através da adição de um selo de alerta junto ao rótulo de data de validade na embalagem. Este passo tem lançamento previsto para outubro de 2022, altura em que o Continente apresentará os novos produtos já com a adição do selo da app Too Good To Go.

Este selo, desenvolvido pela aplicação, e que já circula em produtos e em prateleiras um pouco por toda a Europa, apela ao uso dos sentidos - visão, olfato e paladar - para que o consumidor faça uma avaliação ao produto, após término da data indicada em rótulos de durabilidade mínima, atestando se o mesmo ainda pode ser consumindo em segurança. Segundo o estudo recente “Reflect. Rethink. Reconsider. Why Food Waste is Everybody’s Problem” [Refletir. Repensar. Reconsiderar. Porque é que o desperdício alimentar é um problema de todos], da CapGemini, “no último ano, houve um aumento de 80% de pesquisas online para entenderem como prolongar a vida dos alimentos em casa.”

Para já, os utilizadores da app Too Good To Go podem aceder a Magic Boxes com uma seleção do excedente alimentar (alimentos de qualidade que não foram vendidos nos horários normais de expediente das lojas) das secções de Take Away e de Padaria, em qualquer uma das 41 lojas Continente, que estão já disponíveis na app. O utilizador, ao adquirir estas Magic Boxes, beneficia sempre de uma redução de 70% face ao valor dos produtos em loja. Por exemplo, uma seleção de produtos no valor de 12€ é vendida, na aplicação, por 3,99€.

O nosso utilizador está ciente da importância de um consumo mais consciente e sustentável, e vê na nossa aplicação, um benefício de custo, também ele muito relevante. Uma forma simples e prática de adquirir produtos de qualidade a preços muito mais acessíveis, algo que faz hoje, mais do que nunca, uma diferença enorme no orçamento das famílias" comenta Nuno Plácido, Diretor Geral da Too Good To Go Portugal.

Como retalhista alimentar líder no país, assumimos este compromisso – de combate ao desperdício alimentar - para com a comunidade e o ambiente. A nossa visão é atingir 0% desperdício, mas estamos conscientes que esta é uma missão que tem de ser levada a cabo coletivamente, com a participação e contributo de todos. Esta parceria interliga todas as partes e potencia uma dinâmica em que todos ganhamos: o negócio, o consumidor e o Planeta”, refere Pedro Lago, Diretor de Projetos de Economia Circular e Sustentabilidade da MC.

A app Too Good To Go tem vindo a apresentar-se como uma solução estratégica recorrente no combate ao desperdício alimentar - a nível nacional e global - e que permite aos seus parceiros terem um papel realmente ativo num problema real. Uma solução que beneficia todos os envolvidos porque permite aos parceiros escoar o seu excedente alimentar e otimizar alguns custos de operação, e aos utilizadores adquirirem comida de qualidade a preços mais acessíveis, para que todos contribuam para um planeta com desperdício alimentar zero.

Para salvar as Magic Boxes basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes - que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efetuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.