• Continente/

INSTITUTO EDUCATIVO DO JUNCAL DE LEIRIA É O GRANDE VENCEDOR DO PROGRAMA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE

Reduzir a utilização do plástico e assim tornar as respetivas comunidades mais sustentáveis foi o desafio lançado pela Escola Missão Continente. Entre os 167 trabalhos apresentados por várias escolas de todo o País, destacou-se o do Instituto Educativo do Juncal de Leiria.

O programa educativo Escola Missão Continente, que tem como objetivos principais apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como nutrição, desperdício alimentar ou o uso excessivo do plástico, apurou os vencedores dos desafios para o ano letivo 2018/2019, lançados a nível nacional junto dos estabelecimentos escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Apostando o programa educativo Escola Missão Continente não só na aprendizagem através de atividades didáticas, distribuição de materiais lúdicos, visitas de estudo, mas também em desafios para incentivar a comunidade escolar a pensar e agir sobre as referidas temáticas, o Desafio Escolas foi este ano vencido pelo Instituto Educativo do Juncal de Leiria, que, entre um total de 167 trabalhos recebidos e que envolveu o empenho de 1400 alunos e 216 professores, recebeu um prémio de €3000 em material escolar e didático e a possibilidade de participar no evento de encerramento desta iniciativa da Missão Continente, no Instituto de Agronomia, em Lisboa.

Para alcançar o primeiro lugar do Desafio Escolas, a instituição de ensino sediada em Leiria desenvolveu um conjunto de atividades de ordem didática e de sensibilização. Com a colaboração de um total de 41 alunos acompanhados por três professores, o Instituto Educativo do Juncal levou a cabo uma pesquisa sobre o impacte do plástico no planeta, nomeadamente a sua presença no mar, e ainda realizou uma visita à Loja Continente de Porto de Mós, onde tiveram contacto com as ações que estão a efetuar para reduzir o plástico. Além disso, foi igualmente organizada uma discussão/reflexão sobre uma forma de reduzir o plástico no dia a dia, bem como a pesagem durante uma semana do plástico utilizado na escola, daí tendo-se chegado à conclusão que, ao longo desse período, o estabelecimento usou 28 kg de plástico.

Para dar resposta a este Desafio Escola, alunos e professores dedicaram-se a atividades de artes plásticas, recolhendo plástico da escola e de casa para, num espírito de economia circular, o transformar em novos objetos, tendo, inclusive, criado fatos reutilizando plástico, que serviram para o baile do final do 2.º período, festa, aliás, durante a qual foi produzido pelos jovens um vídeo sobre o plástico existente no mundo.

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Escola Missão Continente é uma das diversas iniciativas de responsabilidade social do Continente, no âmbito do seu compromisso para a construção de um futuro mais sustentável. O filme completo da edição 2018/19 do programa encontra-se em https://youtu.be/zePTv5xFDU0.