MAIS 70% DE CLIENTES ‘PLUG&CHARGE’ E 40 LOJAS

O serviço de carregamento elétrico ‘Plug&Charge’ das lojas Continente registou um crescimento de clientes de 70% ao longo de 2022 e um aumento de utilizações de 105%, ultrapassando os 11 mil utilizadores. O serviço está presente em 16 dos 18 distritos de Portugal Continental, em 40 lojas Continente.

Este incremento resulta da abertura de novos pontos em várias lojas, do aumento do número de viaturas eletrificadas no parque nacional, mas, acima de tudo, da nossa proposta de valor: solução 100% digital e simples de utilizar, com lugares premium – perto da entrada da loja e protegidos do sol e da chuva, com preços muito competitivos e uma mecânica com as compras em loja que permite ao cliente ir e vir à loja sem qualquer custo” explica Carlos Sampaio, Responsável pela Área Energia Sonae.

Em 2022 o Continente prevê atingir as 50 localizações e mais de 150 lugares de carregamento, permitindo criar uma rede com uma distância máxima entre hubs inferior a 100km. Em 2023, o objetivo é duplicar a rede, abrindo mais 50 localizações e mais 150 lugares, estando presente em todos os distritos, “democratizando a mobilidade elétrica em Portugal e permitindo a que os clientes circulem confortavelmente pelo país”.

“A integração dos postos de carregamento na infraestrutura elétrica dos edifícios tem várias vantagens, como por exemplo, evitar necessidade de criar uma infraestrutura extra dedicada, ou o facto de permitir usufruir da energia produzida pelas centrais fotovoltaicas instaladas nas lojas, algumas delas no próprio parque de estacionamento, que é uma solução cada vez mais frequente. Esta integração, pela eficiência proporcionada, contribui para redução da pegada carbónica das lojas, assim como nos permite ter uma proposta muito competitiva para aos nossos clientes, tornando o Plug&Charge num veículo de promoção da Mobilidade Elétrica” continua Carlos Sampaio.

O Plug&Charge é um serviço simples e inovador, bastando aos clientes fazer download da app Continente Plug&Charge (e app Cartão Continente). Em apenas 1 hora, é possível carregar até 200 km de autonomia, a partir de 0,01€/minuto. Os preços do serviço são iguais em todas as lojas. Este é mais um passo da marca no contributo para a descarbonização da sociedade, não só pela promoção da mobilidade elétrica, mas também porque permite integrar nesta a produção do autoconsumo, oferecendo uma experiência 100% digital, comunicação simples e tarifas competitivas e iguais em todo o território nacional.

Desde o início do projeto, em setembro de 2020, e tendo em conta que a mobilidade dos portugueses esteve condicionada, o Continente atingiu os 166 pontos de carregamento, em 40 lojas e mais de 160 mil utilizações. A rede, com uma média diária de 17.000 km carregados, já permitiu evitar a libertação de 13732 toneladas de dióxido de carbono.

A instalação de postos de carregamento para viaturas elétricas é um dos investimentos abrangidos pelo financiamento do Banco Europeu de Investimento e do European Fund for Strategic Investments. O Continente Plug&Charge é uma das iniciativas de um projeto global lançado há vários anos pela MC, com vista à melhoria de eficiência de consumo e sustentabilidade ambiental e contribuirá para o compromisso da redução da pegada carbónica assumido na assinatura do Acordo de Paris.

O investimento da MC na eficiência energética como forma de garantir a sustentabilidade a longo prazo dos seus negócios é uma prioridade e vai além dos investimentos incluídos neste projeto específico, como por exemplo, o investimento na abertura de novas lojas, que cumpram os mais elevados padrões de eficiência energética.