MISSÃO CONTINENTE APOIA PRÉMIO DE JORNALISMO REGIONAL

Prémio de Comunicação Corações Capazes de Construir 2024

Estão abertas as candidaturas ao Prémio de Comunicação Corações Capazes de Construir 2024, pelos Direitos Humanos, Igualdade e Desenvolvimento, promovido pela associação Corações Com Coroa e apoiado pela Missão Continente. Este ano, a novidade é a criação do Prémio Especial do Júri para Jornalismo de Proximidade, que se junta às já reconhecidas categorias de Jornalismo e Campanha.

O Prémio Especial do Júri para Jornalismo de Proximidade visa distinguir trabalhos jornalísticos que privilegiem uma abordagem de maior proximidade à comunidade, de jornalismo local ou regional, no âmbito dos temas acima assinalados. Ao apoiar estas iniciativas, a Missão Continente reafirma o seu compromisso em apoiar projetos que promovam uma transformação social positiva, com impacto direto nas comunidades onde está inserida.

De acordo com Nádia Reis, Diretora de Brand Responsibility do Continente, "A parceria da Missão Continente com a Associação Corações Com Coroa é, para nós, de extrema relevância, pois fortalece o nosso compromisso como promotores ativos de uma mudança profunda e duradoura. Reconhecemos que os meios de comunicação, em especial o jornalismo de proximidade, desempenham um papel crucial na promoção da transparência e na sensibilização para temas essenciais que afetam a sociedade. O novo Prémio Especial do Júri para Jornalismo de Proximidade reflete este nosso compromisso em apoiar aqueles que, no terreno, assumem a responsabilidade de contribuir ativamente para o desenvolvimento das suas comunidades. Através de uma ligação direta e autêntica com as realidades e desafios das suas regiões, estes profissionais de comunicação reforçam a importância de uma informação clara, acessível e transformadora."

“A proximidade é o que nos torna mais humanos, realça detalhes que poderiam escapar-nos e muitas vezes altera a nossa perspetiva. Este facto é válido no nosso trabalho social diário, mas também no exercício do jornalismo. É por isso que me dá uma enorme satisfação a criação de um prémio especial no projeto CCC “Prémio Comunicação Corações Capazes de Construir”.  Ao decidir premiar isoladamente trabalhos jornalísticos de maior proximidade à comunidade através do jornalismo local ou regional, o júri está a contribuir para a descentralização e um conhecimento mais transversal do país. Chegámos assim à 12º edição desta iniciativa com o apoio de sempre e indispensável da Missão Continente e agora com a atribuição de três prémios para distinguir o que de melhor se faz sobre Direitos Humanos nas áreas de jornalismo e campanha. Partilhar bons valores e boas vontades dá sempre bons resultados!”, afirma Catarina Furtado, Presidente da Corações Com Coroa.

Nesta 12.º edição do Prémio Corações Capazes de Construir, podem concorrer os trabalhos publicados ou divulgados em meios de comunicação social de Língua Portuguesa, entre 1 de janeiro e 31 dezembro 2024. Os vencedores de cada categoria receberão um prémio no valor de 3000€.

No júri, presidido pelo jornalista Joaquim Furtado, estarão representadas as seguintes instituições: associação Corações Com Coroa, Associação Portuguesa das Agências de Publicidade Comunicação e Marketing; Camões, IP; Comissão Nacional para os Direitos Humanos, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Missão Continente. Para a atribuição do Prémio especial do júri Jornalismo de Proximidade, o júri integrará ainda o jornalista Francisco Sena Santos, como convidado.

As candidaturas estão oficialmente abertas, e as equipas ou profissionais interessados poderão consultar o regulamento e submeter as suas candidaturas na página do Prémio de Comunicação CCC no site da associação Corações Com Coroa.

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, atuando há mais de 20 anos nos eixos alimentação, pessoas e planeta, querendo assim contribuir para um futuro mais sustentável.