Missão Continente lança concurso anual para apoio à saúde familiar em Portugal

Matosinhos, 18 de julho de 2016 – A Missão Continente, marca que reúne todas as iniciativas de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social do Continente, acaba de lançar o Concurso Anual “ Missão Continente Sorriso” que tem como objetivo apoiar a saúde familiar através da promoção da saúde materno-infantil em Portugal.

As inscrições estão abertas até dia 14 de Outubro e acessíveis no site da Missão Continente, em missao.continente.pt/sorriso. O concurso é dirigido às Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) que integram o Serviço Nacional de Saúde (USF – Unidades de Saúde Famíliar; UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade; URAP – Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados; USP – Unidades de Saúde Pública).

Nesta edição do concurso, podem pela primeira vez, concorrer projetos de Unidades Funcionais que estejam articulados com outras entidades parceiras para a concretização do projeto, desde que demonstrem viabilidade económica e financeira perante a Administração Tributária e Segurança Social.

Para concorrer, as organizações têm de obrigatoriamente de apresentar projetos de intervenção ao nível da formação/educação, aquisição/melhoria de equipamentos e/ou intervenção em infraestruturas, que visem a melhoria da qualidade e condições de vida da comunidade onde atuam. Devem ser consideradas como áreas de intervenção as temáticas da promoção da alimentação e estilos de vida saudáveis, combate à obesidade infantil, literacia em saúde familiar, capacitação do cidadão e autocuidados e promoção e apoio ao aleitamento materno.

Os projetos serão agrupados por distrito e região autónoma, e selecionados mediante os resultados da votação online, que irá decorrer entre 1 de novembro e 31 de dezembro, e pela avaliação por parte do júri. Os vencedores serão conhecidos no primeiro trimestre de 2017. Os vencedores serão premiados com o valor angariado através da venda do produto “Missão Continente Sorriso 2016” e de outras formas de angariação realizadas no âmbito da Missão Continente Sorriso. Recorde-se que a edição de 2015 angariou mais de 378.000€, distribuídos por 25 projetos vencedores, de norte a sul do país.

O concurso Missão Continente Sorriso foi desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

O comunicado segue na íntegra em anexo.