“MISSÃO VAMOS À HORTA” RECEBE 13 MIL EUROS DO DONATIVO MISSÃO CONTINENTE

O projeto “Missão Vamos à Horta”, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de infância nº1 de Viana do Castelo, Agrupamento de Escolas da Abelheira, foi um dos vencedores do donativo Missão Continente 2019/20. Este programa seleciona 10 projetos nacionais que se focam na prevenção da obesidade infantil e pelos quais é distribuído 167 mil euros, angariado através da venda de presentes solidários dos Angry Birds durante o último Natal.

O projeto, que irá receber 13 mil euros, visa construir uma horta pedagógica com produtos hortícolas, ervas aromáticas e pomar, onde as crianças possam aprender a origem dos alimentos e introduzir na sua alimentação legumes e hortícolas e frutas. A horta servirá também como lugar para desenvolver ações de formação e sensibilização e wokshops para crianças e encarregados de educação no sentido de promover hábitos de alimentação mais saudáveis.

A Missão Continente recebeu 164 candidaturas de entidades nacionais sem fins lucrativos, privadas ou públicas com projetos no âmbito da prevenção da Obesidade Infantil que foram sujeitas a uma votação online e avaliadas por um júri especializado, em função da pertinência e do impacto de cada projeto junto dos mais jovens.

O júri, composto pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Direção-Geral da Saúde, a Direção-Geral da Educação, a Associação Portuguesa de Nutrição e a Federação Portuguesa de Futebol, selecionou 10 projetos referentes a cinco escolas, uma associação de pais, duas entidades de saúde e duas entidades do setor social.

Os valores atribuídos a cada um dos projetos variam entre os 10 mil e os 22 mil euros e vão permitir pôr em prática ideias para promover hábitos saudáveis através de ações de formação e sensibilização, workshops, showcookings e promoção da importância do exercício físico junto das crianças, pais e comunidade escolar.

Após a distribuição dos donativos a cada projeto vencedor é realizado um plano de acompanhamento que ajuda a implementar os projetos selecionados através de workshops de capacitação, visitas, acompanhamento contínuo e apoio técnico.

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Missão Continente, reforça, assim, a sua atuação no âmbito da alimentação saudável, continuando o seu apoio a iniciativas transformadoras e com impacto social, de diferentes associações do setor social em Portugal.
O detalhe dos vencedores do Donativo Missão Continente 2019/20 encontra-se disponível no site da Missão Continente: https://missao.continente.pt/.
Projetos Vencedores
- Vamos a Mexer | Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Torres Vedras | Lisboa | 10.000€
- Missão vamos à horta | Jardim de infância nº1 de Viana do Castelo - Associação de Pais e Encarregados de Educação | Viana do castelo | 13.000€
- Comer e mexer para a Saúde ter! | Agrupamento de Escolas Golegã, Azinhaga e Pombalinho |Santarém | 22.000€