NOVOS EMBAIXADORES DA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE

Matosinhos, 15 de setembro de 2021

FILIPA GOMES, JÉSSICA SILVA E FRANCISCO GARCIA

A Escola Missão Continente conta agora com o apresentador Francisco Garcia, a apresentadora e food writer Filipa Gomes, e a jogadora de futebol da Seleção Nacional Feminina, Jéssica Silva, como embaixadores oficias do programa educativo Escola Missão Continente (EMC).

Criada em 2016, a Escola Missão Continente sensibiliza os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Neste ano letivo 2021-2022, o programa será alargado ao Pré-Escolar e 2º ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de envolver 600 escolas.

Francisco Garcia é agora o embaixador para as crianças do Pré-escolar; Filipa Gomes é embaixadora dos alunos do 1º CEB, e Jéssica Silva é a protagonista para os alunos do 2º CEB. O objetivo é que os embaixadores ajudem a sensibilizar as gerações mais novas para uma alimentação saudável, um consumo consciente e um estilo de vida ativo.

De modo a analisar o progresso da obesidade infantil em Portugal, a Escola Missão Continente (EMC) vai também avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 44 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.

Este é um dos projetos de responsabilidade social mais acarinhados pela Missão Continente pela abrangência e pelo impacto que ambicionamos ter nas próximas gerações. Começámos, em 2016, com um projeto piloto que envolveu 18 escolas e 960 alunos e, neste último ano letivo, alcançámos 437 escolas e 40.619 alunos. Esperamos promover a diferença de comportamentos, envolvendo este ano cerca de 600 escolas do Pré-Escolar, 1º CEB e 2º CEB. Mais do que uma alimentação saudável e consumo consciente, queremos promover um estilo de vida ativo, abrangendo várias faixas etárias neste processo. Só nos faz sentido criar uma geração saudável, se conseguirmos impactar todas as gerações sobre estes temas tão importantes para toda a sociedade.” refere Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

As escolas interessadas em participar no Programa podem inscrever-se a partir de 20 de setembro, no site da Missão Continente em missao.continente.pt/escola.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção-Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.

O Programa Educativo do Continente pretende impactar alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar, sensibilizando os mais novos para uma alimentação e estilos de vida saudáveis e educação para o consumo consciente e sustentável. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno. Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).

Link Imagens Embaixadores Escola Missão Continente