• Continente/

PRODUTORES DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO JUNTAM-SE AO CONTINENTE PARA PROMOVER O QUE É LOCAL

• Iniciativa realizada no Continente de Vila Real contou com a presença de mais de uma dezena de produtores locais

Mais de uma dezena de produtores da região de Trás-os-Montes e Alto Douro reuniram-se na loja Continente de Vila Real, no passado dia 02 de junho, para promover o produto local, numa mostra e degustação de produtos, organizada pelo Clube de Produtores Continente (CPC).

A iniciativa contou também com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, o Eng.º Rui Gonçalves, o Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. Manuel Cardoso, e o Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Prof. Dr. Duarte Cristóvão, entre outras personalidades da região.

Durante o evento, ficou evidente o alinhamento do Continente em relação à tendência europeia do “produto local” como forma de valorizar a proximidade entre cliente e produtor, a qualidade e a segurança alimentar e a contribuição para cadeias mais curtas de comercialização e distribuição.

Esta mostra e degustação de produtos, realizada em Vila Real, marca o arranque de um plano de ações que o Clube de Produtores Continente vai realizar ao longo de 2017, para dar a conhecer os produtores que trabalham com o Continente, sobretudo, aqueles que já entregam os seus produtos diretamente nas lojas das suas regiões, assegurando assim uma oferta de produtos únicos, mais frescos e com menos emissões de CO2.

O objetivo do Clube de Produtores Continente é promover os produtos de origem portuguesa junto dos clientes, e, em simultâneo, reforçar as parcerias estratégicas com os 185 produtores - entre organizações de produtores e agricultores individuais - das áreas de frutas e legumes, charcutaria, padaria e pastelaria, carne, peixe e outras categorias.

Entre as vantagens do Clube para o produtor, destaca-se o apoio técnico e constante, a promoção da inovação e o reforço do conhecimento, com o apoio do Conselho Científico do Clube de Produtores Continente, e, por fim, a representatividade junto de entidades oficiais.

Declarações:

Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, afirma que “é muito gratificante verificar que os produtores estão connosco e apoiam os nossos esforços para promover o que é local. O evento que realizamos em Vila Real assinala o arranque de um conjunto de iniciativas regionais, que o Continente vai desenvolver ao longo deste ano, mas é, acima de tudo, um símbolo da relação de proximidade que cultivamos com os nossos parceiros, entregando aos nossos clientes produtos de excelência.”