Selo "Portugal Sou Eu" certifica Yämmi 2

O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, visitou hoje a PPRR Metal LDA, parceira estratégica da Sonae MC e responsável pela produção do primeiro robot de cozinha 100% português - a Yämmi 2 -, no âmbito da sua adesão ao selo “Portugal Sou Eu”.

A atribuição deste selo demonstra o forte contributo da Yämmi 2 para a economia nacional, evidente na participação de várias dezenas de empresas portuguesas na sua produção, fazendo com que o equipamento tenha uma elevada incorporação de valor nacional.

O selo “Portugal Sou Eu” é uma iniciativa do Ministério da Economiaque pretende promover o consumo informado e valorizar o produto nacional, de forma a aumentar a competitividade da economia portuguesa e a criação de emprego.

Helena Martins, Diretora Comercial da Sonae MC, afirma que “este projeto resulta da conjugação de esforços de várias empresas portuguesas, num total de 45 parceiros, o que demonstra a vitalidade e capacidade de inovação da indústria nacional, que, assim, se afirma internacionalmente.”

Para o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, “a Yämmi 2 é um exemplo na construção de parcerias entre a indústria e a distribuição nacionais”. Acrescenta ainda que “a Yämmi 2 é o novo embaixador do selo “Portugal Sou Eu”.

Para desenvolver e produzir a Yämmi 2, o Continente associou-se à PPRR Metal LDA, uma fábrica que esteve praticamente desativada e que voltou ao ativo para produzir este equipamento. Atualmente, a PPRR Metal LDA possui uma unidade de produção na Maia, com capacidade para a produção de cinquenta mil máquinas por ano.

De recordar que a Yämmi 2 representou um investimento superior a quatro milhões de euros, criou 41 postos de trabalho e, até ao final do ano, estará presente em mais de 55 mil lares portugueses. O Continente, responsável pela criação desta máquina, pretende ainda apostar na internacionalização do equipamento, tendo a expectativa de que 65% das vendas seja feita em mercados externos, num futuro próximo.

A Yämmi 2 é a evolução do antigo robot de cozinha com a mesma marca e resulta de um trabalho intenso de inovação ao longo dos últimos dois anos, incorporando todas as melhorias identificadas pelos consumidores nas várias interações tidas com as equipas de acompanhamento comercial e desenvolvimento de produto da Sonae MC.