• Continente/

SEXTA EDIÇÃO DO MEGA PIC-NIC CONVIDA OS PORTUGUESES A ENTRAREM EM CAMPO E FESTEJAR UM DIA EM FAMÍLIA

A sexta edição do Mega Pic-Nic Continente regressa à Avenida da Liberdade, dia 21 de Junho, sábado, ao convidar os portugueses a entrarem na “Quinta da Seleção” e se juntarem à festa com os melhores em campo para apoiar a produção e o futebol nacional. Este evento, além de ser uma festa com motivos de interesse para toda a família, em pleno Mundial, pretende despertar os portugueses para a agricultura e para o consumo dos produtos nacionais.

A Avenida da Liberdade vai transformar-se numa verdadeira quinta – a “Quinta da Seleção” repleta de orgulho nacional, onde os melhores produtos e produtores nacionais se aliam aos heróis da nossa Seleção que irão brilhar no Mundial do Brasil. A edição de 2014 do Mega Pic-Nic irá proporcionar a quem vive na cidade a possibilidade de aprender os vários ensinamentos que o campo vai trazer: desde atividades relacionadas com a produção nacional aos momentos de convívio e adrenalina que se vivem no relvado de um campo de futebol.

No auge do Mundial de Futebol, a Quinta da Seleção irá apresentar uma recriação de explorações hortícolas, frutícolas e pecuárias, que mostram a genuinidade e alta qualidade dos produtos do nosso país, com destaque para um campo de estágios com uma horta de 2000m2 e várias iniciativas lúdicas, onde as famílias poderão viver e aprender o que de melhor se faz no campo e em campo. O fim do dia será abrilhantado com o concerto do Tony Carreira, pelas 19:00, na Praça dos Restauradores.

O Mega Pic-Nic tem também o privilégio de receber a Comissão Europeia, que estará representada através de espaço lúdico-pedagógico com o objetivo de promover o programa “Taking Care of Our Roots”, no âmbito da política Agrícola Comum.
Considerado um dos eventos mais importantes do país, o Mega Pic-Nic, organizado pelo Continente conta, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e Clube de Produtores Continente, vai comemorar os seus seis anos de existência com uma grande festa para a família, enaltecendo os valores da cultura tradicional e o apoio à Seleção Nacional de Futebol.

A iniciativa conta ainda com a colaboração especial do Clube de Produtores Continente, representado por mais de 40 produtores nacionais, que irão dar a conhecer a todos os visitantes as origens e proveniência dos melhores produtos e aromas de Portugal.

De referir que o Clube de Produtores Continente, criado em 1988 com o objetivo de apoiar a produção portuguesa, reúne atualmente 267 membros que correspondem a 4000 produtores individuais e a mais de 12.800 postos de trabalho, distribuídos de Norte a Sul do país, Açores e Madeira.

O CPC ajuda a construir soluções que garantam a competitividade da nossa agricultura e pescas, promovendo as melhores práticas ao nível da produção e comercialização, para fazer chegar a todos os portugueses o que de melhor se produz neste sector. O CPC trabalha em prol do sector agrícola nacional, criando emprego, fomentando o desenvolvimento regional, potenciando projetos ambiciosos, inovadores e de indiscutível valia económica e social para o nosso país.

# PROGRAMA

21 de junho|Mega Pic-Nic

10h00:Abertura Oficial do evento | Boas Vindas:
• Abertura das áreas de exposição – culturas e animais
• Abertura das atividades – Campo de estágios, jogos, atuações e atividades pedagógicas
• Desfile da Parada da Seleção com elementos alusivos ao futebol

11h00:Início das atividades:

Ao longo do dia:
• Áreas de exposição – culturas e animais
• Atividades - jogos itinerantes, passeios de cavalo e atividades pedagógicas, entre outras (Confirmar)

17h00: Espetáculo Zeca Estacionâncio e Quim Roscas

19h00: Concerto Tony Carreira

20h00: Encerramento oficial das atividades

21h30: Encerramento do Evento

#ATIVIDADES

Os Mimos da bola - Equipa de mimos vestidos de jogadores de futebol e de árbitros vão atrás das pessoas e mimetizam os seus comportamentos, gerando boa disposição entre as famílias.

Produtor e jogador em Andas
Duplas de animadores em andas vestidos de jogador e de produtor dão as boas vindas ao público.

Toques na bola - As equipas circulam pelo evento, convidando o público a participar dando toques na bola, mostrando que são os “craques da bola”.

Malabaristas da Bola: Animadores vestidos de jogadores de futebol fazem uma série de manobras e movimentos de destreza com bolas de futebol. Desde o puro malabarismo com 3
ou mais bolas, até um craque que dá toques sentado, em pé, com a cabeça, deliciando quem passa com as suas habilidades.

Fanfarra agrofutebolística: Constituída por um grupo vestido com roupa alusiva ao futebol e produtores, a fanfarra fará percursos na parte de cima da avenida, durante todo o dia, como forma de boas vindas.

Campo de estágios: Os visitantes deparam-se com um ginásio ao ar livre, constituído por um Fitness Rural, que reúne vários exercícios de ginásio com características agrícolas (Fardo Baliza, Musculossaca, Elevalapete, Arrastamentor, Agropneu, entre outros) e zona de corridas nas culturas, onde os visitantes em jeito de corridas podem plantar e regar plantas típicas das culturas hortícola nacionais (e.g. alface, couve).

Parada da Seleção: A iniciar o evento, pelas 10h00, a Parada é um desfile de veículos típicos, equipamentos agrícolas (alfaias), campinos, carroças, carros de bois.

Zona dos animais: Pastores distribuídos pelas várias áreas tomam conta dos animais; Exposição de uma colónia de colmeias; Picadeiros e zona de cavalos onde os visitantes podem “conhecer” de perto os animais. Durante o evento decorrem várias atividades pedagógicas e demonstrativas com bovinos, ovinos e caprinos.

Zona das culturas (abóbora, batata, cebola, feijão verde, entre outros): Local onde as famílias podem aprender sobre a essência e as atividades relacionadas com estas culturas.

Jogos: Dinamização de jogos que reúnem o melhor da agricultura e do futebol - Empilhamento de lenha; O homem mais forte da quinta; Equilíbrio no tronco; Apanha da Bolota; Encestamento de pinhas; Desenho do “C” do Continente; Carrego da Carrinha de fruta e Matraquilhos Humanos.

Zonas de Pic-Nic - Os visitantes podem aproveitar o dia ao ar livre, com uma tradição bem portuguesa, onde vão poder merendar e adquirir e degustar produtos do Continente e dos produtores do Clube de Produtores Continente.

#CURIOSIDADES E NÚMEROS DO EVENTO

PRESENÇA NO EVENTO