Comunicado: Esclarecimento sobre concessionária Apeadeiro 2020

A CP – Comboios de Portugal expressa preocupação pela situação dos trabalhadores da Apeadeiro 2020 e esclarece o seguinte relativamente ao serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, que é concessionado:

1. A CP sempre cumpriu com as suas obrigações, pagando à empresa concessionária Apeadeiro 2020 os valores acordados e de forma atempada. No entanto, o serviço prestado pela concessionária tem vindo a degradar-se, ao longo dos últimos meses, com o registo de falta de produtos, alimentos e bebidas.

1. Por diversas vezes, a CP alertou a concessionária para as falhas no serviço prestado, exigindo o cumprimento do previsto no caderno de encargos. Infelizmente, a situação não se resolveu, suspendendo o serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, com prejuízo para a CP e para os seus clientes;

1. Face ao cumprimento do contrato, incluindo a liquidação dos valores devidos, a CP não compreende as razões para a concessionária faltar às suas obrigações perante os seus trabalhadores, deixando mais de uma centena de famílias em situação de incerteza;

1. A situação dos trabalhadores da Apeadeiro 2020 é delicada, especialmente no que diz respeito aos salários em atraso e, mesmo não sendo da sua responsabilidade, a CP está preocupada com estes trabalhadores e tem desenvolvido todos os esforços para garantir que os seus direitos sejam protegidos;

1. No entanto, depois de várias reuniões com a Apeadeiro 2020, a empresa concessionária não apresentou qualquer solução credível para a prestação do serviço contratualizado com a CP e para a regularização dos salários em atraso aos seus trabalhadores;

1. Por isso, a CP avançou com a resolução, com efeitos imediatos, do contrato relativo à exploração do serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades. A CP já iniciou os procedimentos legais com vista ao lançamento de um novo concurso público internacional, com caráter de urgência;

1. A CP tudo fará para que, com a contratação de um novo concessionário para o serviço de bar dos comboios de longo curso, os trabalhadores da Apeadeiro 2020 possam manter os seus postos de trabalho.

A CP – Comboios de Portugal está empenhada em resolver rapidamente a atual situação, de forma que os seus passageiros possam voltar a usufruir do serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, e para que os trabalhadores da Apeadeiro 2020 possam manter os seus postos de trabalho e recuperar os seus salários em atraso.