Comunicado de Imprensa

É com grande satisfação que a CP - Comboios de Portugal informa ter alcançado um acordo sobre as valorizações remuneratórias intercalares com todos os sindicatos (15), à exceção do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Este consenso é uma prova da equidade e do compromisso da CP em valorizar todos os seus trabalhadores, bem como do trabalho desempenhado pelos Sindicatos na representação dos seus associados.

Na sequência do Acordo, dois dos três sindicatos que haviam emitido um pré-aviso de greve para o dia de hoje, desconvocaram a greve, uma medida que saudamos e agradecemos. Esta atitude responsável é um claro indicador da capacidade de diálogo e entendimento entre a CP e as estruturas sindicais, no interesse de todos: trabalhadores, empresa e passageiros.

A CP lamenta que o SFRCI seja o único sindicato a não chegar a um consenso com a empresa, o que determinará aumentos inferiores para os seus associados comparativamente com os trabalhadores abrangidos por outros acordos de empresa.

A CP continua, todavia, na disponibilidade de assinar o acordo com o SFRCI, sem, contudo, pôr em causa a equidade na distribuição do plafond de que dispõe.

A CP tem sempre como objetivo primordial a melhoria contínua dos serviços prestados aos seus passageiros e a valorização dos seus trabalhadores. Neste sentido, continuaremos a trabalhar para encontrar soluções que beneficiem todos os envolvidos.

A CP agradece a compreensão e o apoio de todos os seus trabalhadores neste processo.