Curtas Vila do Conde apresenta programação completa para a sua 32ª edição

Report this content

Sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 20h, o Curtas Vila do Conde terá a sua abertura oficial, com um evento de música e filmes de animação, um destaque merecido à obra de João Gonzalez, entre uma programação que olha para o panorama nacional e internacional do cinema, com especial enfoque na curta-metragem.

A Competição Nacional do Curtas é sobretudo um ponto de encontro para a comunidade do cinema português. Uma oportunidade importante para a partilha de experiências e para se conhecer, com cuidado e atenção, o estado da arte de uma cinematografia que, ano após ano, se revela das mais intensas e irreverentes do cinema contemporâneo. A seleção de 2024 do Curtas volta a sublinhar a vitalidade, diversidade e energia de várias gerações de cineastas, alguns em estreia e outros já muito bem conhecidos pelo público do festival. Na lista de filmes encontram-se obras de Isadora Neves Marques, Inês Lima e Daniel Soares, todos estreados mundialmente em Cannes. Pela primeira vez a competir no festival, os filmes de Rita M. PestanaPatrícia Neves GomesFrederico MesquitaSofia Borges, Margarida Assis e Maria Trigo Teixeira. A secção conta ainda com o regresso de Margarida Vila-NovaPedro CaldasAlexandra Ramires e Laura Gonçalves (melhor curta em Annecy, o maior festival de animação), Luís CostaMário MacedoJoana Nogueira Patrícia Rodrigues.

A Competição Internacional do Curtas é uma vitrine imprevisível para a melhor curta-metragem mundial, revelando novos talentos e futuras memórias cinematográficas. Entre animações, ficções e documentários, destaca-se por apresentar novos nomes como é o caso de Nebojša Slijepcevic (vencedor em Cannes, com The Man Who Could Not Remain Silent), Frank Sweeney (premiado em Roterdão, com Few Can See), Ilir Hasanaj (premiado em Roterdão, com Workers’ Wings) e Eric K. Boulianne (premiado em Locarno por Making Babies). Na lista de nomes já conhecidos do público do Curtas, Torill Kove (terceira vez no Curtas, com Maybe Elephants), Samir Karahoda (com On the Way), Florence Miailhe (com Papillon), Nina Gantz (Wander to Wonder), Nicolas Keppens (terceira presença, com Beautiful Men), Corina Schwingruber Ilic (quarta presença, com Been There), e Elena López Riera (vencedora do Grande Prémio do Curtas em 2019, e destaque do programa New Voices em 2020).

Os filmes experimentais têm ocupado um lugar central na programação e no coração do festival, contribuindo inequivocamente para a afirmação da sua identidade. Ano após ano, muitos filmes têm vindo a revelar a amplitude de possibilidades criativas que cada um deles pode reinventar, para além de uma experimentação de efeitos visuais e sonoros impactantes; não a descurando, mas abrindo-se também a diálogos inesperados entre o real e o ficcional, que por distintos meios e motivos nos conseguem ainda surpreender, explorando todas as emoções e inquietações que o objeto fílmico pode suscitar, junto de autores/as e públicos que nos provam que este é ainda um campo em expansão. Uma constelação de 23 filmes que se apresenta como um espaço aberto ao pensamento crítico, ao sonho e à liberdade, em que o político, o pessoal e o poético coabitam. Como nas competições já citadas, há algumas referências importantes, que se repetem de edições anteriores, como são os casos de Miranda PennellJoana Hadjithomas e Khalil JoreigeRainer KohlbergerSiegfried A. FruhaufKevin Jerome Everson, entre outros, tal como algumas presenças que constituem novidade, como Rita MoraisNicolas Gebbe ou J.P. Sniadecki.

A par dos já anunciados focos nas obras de Bertrand Mandico e Elina LöwensohnAlberto VázquezLaura Ferrés e  Yorgos Zois, o programa em diálogo com a Solar - Galeria de Arte Cinemática da autoria de Morgan Quaintance e a vasta programação de propostas de cine-concertos do Stereo, o Curtas 2024 integra ainda uma programação dedicada a famílias (Curtinhas) e uma competição de filmes de escola Take One!. Destaque ainda na programação deste ano para a primeira passagem a norte de Estamos no Ar, longa metragem de Diogo Costa Amarante, e para todo o programa de conversas do festival, que promove um encontro mais próximo entre  público e os cineastas.

O Curtas Vila do Conde terá lugar entre os dias 12 e 21 de julho. Mais informações e acreditações em https://www.festival.curtas.pt/

Tags: