Palmarés 31º Curtas

follow this link if yo?u cannot view this e-mail properly

PALMARÉS 31º CURTAS

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Grande Prémio DCN Beers + EFA Candidate
THE BIRTHDAY PARTY, Francesco Sossai
Declaração do júri: No meio da riqueza de vozes que tivemos a sorte de descobrir, houve um filme que se destacou pela sua simplicidade e fé absoluta no poder do cinema. Um local, uma hora e uma memória complexa são recriadas numa mistura magistral de naturalismo, magia e humor. A infância é, subitamente, examinada, com a sua alegria, violência, sede de pertença e receio do mundo adulto. Não esqueceremos a cara sardenta do protagonista e a icónica avó que desaparece.
Melhor Animação

ZOOPTICON, Jon Frickey, Thies Mynther, Sandra Trostel
Declaração do júri: Uma origin story nunca antes vista, da melhor qualidade que esta arte pode apresentar. O enredo possui um tom descontraído que está fortemente enraizado em grandes questões filosóficas e políticas sobre países, identidades, memória e história. O assombroso trabalho sonoro e as canções originais contribuem imenso para a criação desta cosmogonia de estilo “kawaii”. Pela sua reflexão existencial através dum espaço sideral animado e musica.

Melhor Documentário
THE VEILED CITY, Natalie Cubides-Brady
Declaração do júri: Através de fragmentos meticulosamente escolhidos e imagens de arquivo oníricas desta bem-conhecida cidade, desenrola-se perante nós uma lição de vida acerca da industrialização. Uma voz intemporal transporta-nos numa odisseia de ficção científica até um futuro inevitável. A montagem sinistra e delicada, misturada com a narração sentida das cartas enfeitiçou-nos na abordagem a este assunto poético, embora obscuro, que são as mudanças climáticas.

Melhor Ficção
I SAW THE FACE OF THE DEVIL, Julia Kowalski
Declaração do júri: A narrativa poderosa oferece-nos uma nova perspectiva sobre um género familiar e leva-nos numa viagem através de bosques sinistros e igrejas frias, com personagens fortes marcadas pelas ansiedades e auto-repressão. A jovem protagonista tem um desempenho inesquecível, ao mesmo tempo luminoso e inquietante. Olhares carregados de desejo, cara e corpo deformados, uma banda sonora cativante. São imagens e sons que ficarão connosco durante muito tempo.

COMPETIÇÃO NACIONAL

Prémio Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa + Prémio Pixel Bunker
NATUREZA HUMANA, Mónica Lima
Declaração do júri: Um trabalho que se destaca pela beleza das imagens e a profundeza dos silêncios. Realizado a partir de uma compreensão comovente da natureza humana, os desempenhos e a sensualidade dos quadros arrastam-nos para o âmago de uma comunidade que observa um mundo a desaparecer, onde o vínculo semeado se transforma no sustento mais necessário. Um retrato delicado que nos leva pelas paisagens internas que um casal em luto atravessa.

Prémio Pulsar Studios para melhor realizador da competição
BASIL DA CUNHA por 2720
Declaração do júri: Devido à solvência do tempo da narrativa, à disposição da luz e à mise-en-scene, a história transforma-se numa dança meândrica de encontros e descobertas poéticas que retratam as relações e personagens da vida diária de uma comunidade. Durante o filme, o enquadramento leva-nos a focar no que está no interior enquanto o som ubíquo está presente para nos relembrar das constantes ameaças externas que enfrentam diariamente. Pela mestria e inteligência no uso da câmara que penetra e revela um local a que ele chama de “lar”.

COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL

Prémio Centro de Arte Oliva
THE SECRET GARDEN, Nour Ouayada
Declaração do júri: O prémio para Melhor Filme Experimental do Curtas Vila do Conde vai para um filme que entrelaça o estilo de uma história antiga com os tropos de ficção científica, através do uso elegante da câmara-na-mão e da narrativa. Estruturado em capítulos que revelam, tal como se de uma investigação se tratasse, uma conspiração vegetal e uma crise existencial e pessoal, o filme “O Jardim Secreto”, de Nour Ouayada, apresenta-se como uma proposta consistente para pensar sobre a vida das plantas, sobre comunidade e sobre a solidão na cidade.
?
PRÉMIO DO PÚBLICO FRICON
Para melhor filme da Competição Internacional
2720, Basil da Cunha

PRÉMIO DO PÚBLICO SPA
Para melhor filme da Competição Nacional
NATUREZA HUMANA, Mónica Lima

COMPETIÇÃO TAKE ONE!

Prémio Showreel + Prémio IPDJ + Restart
1/2=1, Luísa Alegre
Declaração do júri: Pela sua expressão plástica, consciência do cinema e dos seus processos.
VANETTE, Maria Beatriz Castelo
Declaração do júri: Pela narrativa que comunica através do silêncio na viagem das personagens.

Prémio Blit para melhor realizador/a da secção
CATARINA GONÇALVES por Até que tenha fôlego
Declaração do júri: Pelo olhar sobre mulheres que vivem tanto na quietude, como na comunidade.

COMPETIÇÃO MUSIC VIDEOS
SURMA, ISLET por TELMO SOARES
Declaração do júri: Pelo visual cuidado, pela sensibilidade de um tema que acompanha as diversas experiências no caminho e na transformação da protagonista.

COMPETIÇÃO MY GENERATION
Prémio Auto Bemguiados