ACAI: INICATIVA LEGISLATIVA DO PCP PÕE EM RISCO ATRAÇÃO DE CAPITAL ESTRANGEIRO E REPUTAÇÃO INTERNACIONAL DO PAÍS

COMUNICAÇÃO PARA A IMPRENSA

A ACAI, Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária, alertou hoje para o risco de a reputação de Portugal como país seguro para investir, ser irremediavelmente afetada, caso a iniciativa legislativa apresentada pelo PCP, que prevê a intromissão do Estado na relação contratual entre lojistas e proprietários de centros comerciais, seja aprovada.

A ACAI, cujos associados são responsáveis pela captação e acompanhamento de mais de 95% do investimento estrangeiro em imobiliário não-residencial (escritórios, lojas, armazéns, hotéis e centros comerciais), lembra que o capital estrangeiro teve um papel preponderante na saída da crise anterior.

De acordo com dados estatísticos, desde 2015, seguradoras, fundos imobiliários e de pensões estrangeiros, investiram em imobiliário comercial português 10,5 mil milhões de Euros, dos quais 2,7 mil milhões em centros comerciais.

“Estes investidores de longo-prazo podem novamente ter um papel importante na recapitalização do país. Neste ano de 2020, não obstante a conjuntura desfavorável, fundos estrangeiros investiram já €1,4 mil milhões no país” afirma Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield e o atual presidente da ACAI.

“Mas investem com base em determinados pressupostos, nomeadamente estabilidade fiscal e legal. A iniciativa do PC, que prevê legislar que os lojistas em centros comerciais apenas paguem renda variável até março do próximo ano, criaria um precedente gravíssimo. A indústria de centros comerciais é um cluster de excelência no país, baseado num modelo de gestão que beneficia os consumidores, os lojistas e os proprietários desde há 30 anos.”

A ACAI diz entender a preocupação dos lojistas relativamente aos desafios que o contexto atual traz, mas chama atenção para o facto de, na grande maioria dos centros comerciais, as partes, através de negociação, terem chegado a acordo, tendo os proprietários concedido perdões ou descontos de renda tal como tem sido habitual em outros períodos económicos desafiantes.

“Os investidores em centros comerciais são as maiores casas de investimento do mundo, que investem não apenas em ativos imobiliários, mas também em dívida pública e outros instrumentos – aplicando as poupanças ou as contribuições para a reforma dos seus aforradores. Alterar o princípio de que o Estado não intervém numa relação contratual entre privados, afetaria a imagem do país não só em termos estritamente imobiliários, mas no seu todo” afirma ainda Eric van Leuven.

_____________________________________________________________________________

Nota para redações: A ACAI - Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária representa as principais empresas de consultoria imobiliária a operar em Portugal – B. Prime, CBRE, Cushman & Wakefield, JLL, Savills e Worx . No seu conjunto estiveram envolvidos em cerca de 95% do total de investimento em imobiliário comercial no País, que em 2019 se cifrou em 3.5 mil milhões de Euros.