Cushman & Wakefield publica atualização do COVID-19 Portugal Market Update

Lisboa, 8 de março 2020 – A Cushman & Wakefield publicou a segunda edição do COVID-19 Portugal Market Update, uma publicação que analisa a evolução dos impactos da atual pandemia nos vários setores do mercado imobiliário português – escritórios, retalho, industrial/logística, hotelaria, residencial e investimento.
O documento resume as medidas governamentais mais relevantes para as várias áreas de atividade, inclui dados de mercado que refletem o impacto da atual crise na performance de 2020 e providencia aos diversos players de mercado uma visão sobre as implicações atuais e potenciais.

Escritórios
O setor de escritórios aguarda ainda uma maior clareza sobre os impactos na procura e ocupação dos espaços. A maioria dos ocupantes tem mantido uma estratégia cautelosa de espera, principalmente no que toca a pré-arrendamentos, perspetivando-se na retoma um aumento de postos em hotdesking e de áreas que promovam o trabalho em equipa e a aprendizagem.
À semelhança do ano de 2020, antecipa-se que a resistência à pressão de descida nos valores de arrendamento continue a ser compensada por uma maior flexibilidade dos proprietários em conceder incentivos, nomeadamente maiores períodos de carência de rendas. A atual falta de oferta de qualidade poderá vir a ser suprimida pela entrada de novo produto no mercado, encontrando-se atualmente 172.200 m2 em construção em Lisboa e 46.000 m2 no Porto, dos quais 42% e 63% respetivamente já têm ocupação garantida.

Retalho
O setor de retalho tem sofrido impactos heterogéneos nos níveis de procura. No comércio de rua, as localizações mais dependentes do turismo foram as mais fustigadas, ao passo que as lojas de bairro e de conveniência revelaram ser as mais resilientes. Os planos de expansão foram suspensos na sua generalidade, com a exceção notória das cadeias alimentares.
A evolução das rendas prime refletem essa heterogeneidade, com os centros comerciais e comércio de rua a manifestarem descidas em 2020 que variaram entre 2% e 4%, enquanto os retail parks registaram um aumento de 5%. A suspensão de rendas fixas em centros comerciais e a moratória de rendas aumentou a tensão entre retalhistas e proprietários/gestores, que ainda assim chegaram a diversos acordos diretos.

Industrial & Logística
A procura latente no setor industrial e logístico aumentou, com o volume de absorção a mais do que duplicar no ano transato. O crescimento robusto das vendas online deverá continuar a contribuir para este dinamismo acrescido, especialmente por espaços de distribuição de last mile nos centros urbanos, o que tem levado proprietários e operadores a considerar a remodelação, modernização e até construção especulativa de espaços.
O interesse renovado neste setor, quer por parte de ocupantes quer de promotores, poderá sustentar a canalização de capital para esta classe de ativos, trazendo ao mercado de investimento mais oportunidades.
Antecipa-se assim que novos players entrem no mercado a curto prazo suportando a atratividade do setor, com destaque para os principais eixos logísticos e os setores-chave que se encontram em franco crescimento.

Hotelaria
O setor hoteleiro, que está a ser fortemente atingido pela crise, tem procurado reinventar-se, adaptando os vários serviços às circunstâncias atuais. Porém, apesar desses esforços, os proveitos hoteleiros e o número de hóspedes caíram 67% e 64%, respetivamente, em 2020, dada a elevada dependência do turismo estrangeiro que representa cerca de dois terços da procura.
Sublinha-se a retoma positiva dos níveis de ocupação no passado período de verão, que poderá dar esperança aos operadores para este ano, também sustentado pela provável democratização dos passaportes de vacinação nas políticas de viagem.
Os investidores neste setor continuam à espera de oportunidades, embora a maioria dos proprietários prefira aguardar cautelosamente de forma a evitar ajustamentos nos preços de transação.

Residencial (em colaboração com a Porta da Frente)
Apesar da crise atual ter impactado a conclusão de negócios, principalmente por parte de compradores estrangeiros, a procura nacional conseguiu sustentar os níveis de procura. A correção nos preços de venda de apartamentos que vinha a ser registada já desde 2019 foi acelerada pelos efeitos da pandemia, registando no ano passado quebras de 3% em Lisboa e 6% no Porto.
A colocação de produto de alojamento local no mercado de arrendamento de longa duração tem aumentado a oferta, colocando pressão sobre as rendas, com reduções que atingem os 10% em Lisboa e Porto em 2020.
Os fundamentais de mercado continuam a ser assegurados pelo desequilíbrio entre oferta e procura. A segurança da rentabilidade fomenta a atratividade do setor perante os investidores, particularmente quando comparado com outras capitais europeias.

Investimento
O investimento em 2020 alcançou historicamente o terceiro maior volume de transações com €2.800 milhões, altamente influenciado por três grandes negócios.
Os proprietários, bancos e investidores têm analisado minuciosamente as suas carteiras de ativos e novas oportunidades de negócio. Os investidores internacionais continuam ativos em Portugal, havendo uma maior incidência de negócios off-market não estruturados, apesar da incerteza sobre o desempenho de alguns ativos num futuro próximo.
A disponibilidade e o custo do financiamento poderão ser os fatores que mais irão impactar as novas decisões de investimento e, por conseguinte, os preços praticados nos vários setores do imobiliário comercial, revelando-se uma maior resiliência dos ativos core e core plus.

A Cushman & Wakefield (NYSE: CWK) é uma consultora líder global em serviços imobiliários que cria valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com 51.000 colaboradores distribuídos por 400 escritórios em 70 países. Em 2018, a consultora registou uma faturação de 8,2 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt