Cushman & Wakefield revela os oito eixos logísticos da Europa no futuro

·         A procura por transportes de mercadorias na Europa Continental irá triplicar entre 2010 e 2050 de acordo com o Eurostat
·         A disponibilidade de mão-de-obra qualificada e a valores competitivos na Península Ibérica, em consonância com as novas ligações de transporte previstas, antecipam um aumento do volume de distribuição na região nos próximos 5 a 7 anos
·         A Roménia vai assumir um papel importante na operação logística do Mar Negro após a conclusão da rodovia e ferrovia TEN-T, que completará a ligação entre Budapeste e o Mar Negro.

A Cushman & Wakefield publicou recentemente um novo estudo que identifica os oito novos eixos logísticos que irão emergir na Europa até 2030 e que marcarão a evolução do mercado logístico da região na próxima década.

Segundo a nova publicação “The Changing Face of Distribution: The Shape of Things to Come”, o principal corredor de distribuição da Europa, que vai do Benelux até ao Norte de Itália (chamado de “Banana Azul”) está a expandir-se para vários outros eixos, fruto da expansão da União Europeia e do investimento em novas vias rodoviárias.

Mas não serão apenas as infraestruturas de transportes que vão alterar a dinâmica da logística na Europa. O forte crescimento expectável para os volumes de carga, o aumento dos custos de transporte, a falta de mão-de-obra e a congestionamento crescente nas estradas servirão também como motor de mudança. Todos estes fenómenos serão fortemente influenciados pelas expetativas de crescimento do comércio eletrónico e pelo impacto das novas tecnologias na atividade logística

A Cushman & Wakefield identifica assim os oito novos corredores que definirão a logística na Europa.

·         Banana Azul – Canaliza o comércio internacional para a Europa por via dos portos da zona do Benelux, através da Renânia alemã para o Norte de Itália. A crescente importância dos portos do Mediterrâneo fará crescer este corredor para Génova, em Itália.

·         Reino Unido – Depois da conclusão do Brexit, quando as vias rodoviárias e ferroviárias deixarem de fazer parte do corredor Mar do Norte – Mar Mediterrâneo da Trans-European Transport Network (TEN-T), as cadeias de abastecimento serão cada vez mais focadas a nível local. É esperado que com o Brexit aumente a dependência logística nos portos do Reino Unido.

·         Irlanda – Uma nova rota marítima está a desenvolver-se entre os portos de Cork e Dublin na Irlanda e os portos de Zeebrugge e Antuérpia na Bélgica. É provável que, pela reduzida capacidade do porto de Zeebrugge, o tráfego seja também dirigido para Ghent na Bélgica e para Zeeland na Holanda.

·         Ibéria – A disponibilidade de mão-de-obra qualificada e a custo competitivo em Espanha e Portugal estão já a atrair as grandes marcas de automóveis alemãs. As novas linhas ferroviárias e o aparecimento de outras ligações de transporte fazem prever um aumento do volume de distribuição na região nos próximos 5 a 7 anos.

·         Europa Central – O desenvolvimento das rodo e ferrovias TEN-T melhorou a distribuição ao longo deste corredor. Com a sua possível extensão para o Norte de Itália, é expectável a sua ligação à “Banana Azul” através de Bolonha e Milão.

·         Mar do NorteA distribuição ao longo deste corredor, que liga Hamburgo com Copenhaga e Malmo, irá aumentar substancialmente com a conclusão da construção do túnel Rodby-Puttgarden em 2021.

·         Mar Negro – No futuro existirá um corredor ligado à “Banana Azul” assim que a rodovia e ferrovia TEN-T estiver completa entre Budapeste e o Mar Negro. Como resultado, o mercado Romeno terá um papel importante.

·         Báltico – A crescente importância do Báltico como localização fabril vai depender da construção da auto estrada e ferrovia TEN-T que irão ligar esta região à Finlândia, Polónia, Republica Checa e Alemanha. Este corredor de distribuição deverá, no entanto, desenvolver-se a longo prazo, tendo em conta o investimento significativo que o projeto requer.

A atividade logística em toda a Europa vai passar por uma profunda transformação nos próximos anos, apontando as estimativas do Eurostat para que a procura de transportes de mercadorias na Europa Continental triplique entre 2010 e 2050. São expectáveis aumentos significativos nos custos operacionais, fruto do elevado impacto ambiental deste tipo de transporte que está a pressionar os operadores a adaptarem as suas cadeias de distribuição e recursos energéticos.

A Cushman & Wakefield (NYSE: CWK) é uma consultora líder global em serviços imobiliários que cria valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com 48.000 colaboradores distribuídos por 400 escritórios em 70 países. Em 2017, a consultora registou uma faturação de 6,9 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt