Forte crescimento no investimento imobiliário mundial

• O investimento imobiliário global cresceu 16% no primeiro semestre do ano comparando com período homólogo
  • Nova Iorque mantém-se no primeiro lugar do ranking como a cidade que mais atrai investimento
  • Lisboa surge no ranking das cidades com maior qualidade de vida no Mundo
  • Edifícios de escritórios em Lisboa no radar de investidores internacionais

Lisboa, 6 de outubro 2015 – A volatilidade do mercado bolsista, a incerteza em torno das economias da China e do Médio Oriente e a probabilidade de novas políticas monetárias restritivas nos EUA, não impediram o crescimento do investimento imobiliário global ao longo do ano, de acordo com a mais recente publicação da Cushman & Wakefield, Winning in Growth Cities.

O estudo anual, que analisa a atividade do investimento imobiliário em todo o mundo, revela que apesar deste crescimento global forte, cerca de 16%, nem todos os mercados mostraram um comportamento idêntico. Os resultados variam consideravelmente por região. A incerteza politica e económica em determinadas zonas do globo inverteu a tendência que se sentia desde 2013 de maior tolerância ao risco, tendo os mercados core beneficiado com esta precaução dos investidores. As 25 cidades que mais atraem investimento imobiliário subiram 200 pontos base de quota nos últimos 6 meses, tendo alcançado os 53%.

Nova Iorque manteve a liderança do ranking muito devido ao crescente investimento estrangeiro, enquanto Londres continua também na 2ª posição, seguida de Tóquio, Los Angeles e São Francisco.

As cidades core como Londres, Berlim, Paris, Sydney, Tóquio, Xangai, Seul, Nova Iorque, Boston e São Francisco continuarão no topo das preferências dos investidores em 2016, sendo que também outras cidades secundárias entrarão no radar como Madrid, Bruxelas, Austin e Raleigh – Durham nos EUA.

Em linha com a tendência verificada no mercado de investimento mundial, também Lisboa registou uma evolução significativa ao longo da primeira metade do ano; concentrando 70% do investimento no país, na ordem dos €750 milhões e mais do que quintuplicando face ao ano anterior.

Em relação à visibilidade de cada cidade numa perspetiva de marca, Lisboa começa a colher os frutos do investimento que tem vindo a fazer na projeção da sua imagem internacional, e surge no ranking das cidades com maior qualidade de vida no mundo, na 41ª posição, a apenas 3 lugares de Barcelona. Em 2016 as perspetivas de crescimento dos volumes de investimento são cada vez mais certas, sendo de destacar o interesse revelado por investidores internacionais core plus nos ativos de escritórios.

A Cushman & Wakefield é uma consultora líder global em serviços imobiliários. Os 43.000 colaboradores em mais de 60 países prestam serviços local e globalmente criando valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com uma faturação de 5 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt