Investimento imobiliário atingiu marco dos 1.700 milhões em setembro

Lisboa, 07 de dezembro de 2022 – A Cushman & Wakefield, consultora líder global em serviços imobiliários, publicou, recentemente, os Marketbeat Snapshots que resumem a atividade imobiliária comercial em Portugal durante o terceiro trimestre de 2022.

Esta publicação, analisa os setores de escritórios, retalho, industrial e investimento em imobiliário comercial.

Panorama Económico Nacional

A Moody’s prevê um crescimento do PIB na ordem dos 6,4% em 2022 e uma desaceleração para 0,9% em 2023 – um crescimento motivado, essencialmente, pelas exportações e relançamento do setor turístico. A taxa de inflação deve atingir 7,9% em 2022 e depois decrescer moderadamente para 5,5% em 2023 e 1,6% em 2024.

Escritórios

O mercado de escritórios da Grande Lisboa registou 57 novas operações de arrendamento, o que representa uma área total transacionada (take-up) de 79.570 m2 no terceiro trimestre de 2022. Contabilizando 162 operações até setembro, a área transacionada acumulada até à data é de 247.910 m², ultrapassando já o volume anual de absorção de 2021 e representando um crescimento anual homólogo (YoY) de 209%. A dimensão média das operações aumentou para 1.530 m², em comparação com 870 m² no mesmo período de 2021.

Já no Grande Porto, o setor de escritórios registou uma absorção de 14.940 m2 no terceiro trimestre do ano, onde foram contabilizadas 16 novas operações. O volume de absorção até setembro atingiu 45.230 m2 para o qual contribuíram 51 novas operações - o que representa um crescimento anual (YoY) de 34%. A área média transacionada cresceu 3%, quando comparada com 2021, situando-se em 890 m2.

Retalho

No setor do retalho registou-se a conclusão de 9.200 m2 de área bruta locável, para os quais contribuíram a inauguração do Lagos Retail Park e a remodelação, e expansão, do Albufeira Terrace. Durante os próximos três anos, está projetada a conclusão de mais de 71.500 m2 de área bruta locável, onde se incluem o Nova Vila Retail Park, o City Center Covilhã (com abertura prevista para 2023) e a remodelação, e expansão, do Centro Comercial Colombo (Lisboa).

Em relação ao comércio de rua, a Cushman & Wakefield registou 104 novas aberturas no terceiro trimestre de 2022, e já contabiliza 310 novas aberturas entre janeiro e setembro do presente ano.

Industrial

Durante o terceiro trimestre de 2022 registaram-se 23 novos negócios de ocupação, num total de 126.250 m2. Até setembro contabilizam-se 331.420 m2 em negócios de ocupação, o que representa uma diminuição anual (YoY) de 19%. A atividade imobiliária neste setor concentrou-se, principalmente, na região da Grande Lisboa, que registou 76.490 m2 transacionados e uma área média arrendada por operação de 5.490 m2.

Investimento

Alguns dos maiores negócios, com previsão de fecho para o segundo trimestre do ano, foram, afinal, concluídos no terceiro trimestre, e contabilizaram cerca de 1.086 milhões de euros transacionados. Com esta contribuição, regista-se um volume total transacionado de 1.700 milhões entre janeiro e setembro de 2022. Estes valores refletem um aumento de 30%, em relação ao período homólogo de 2021. Tal como nos trimestres anteriores, os grandes negócios tiveram um peso muito significativo para os resultados globais, sendo que as quatro maiores operações registadas, representaram 43% do total do volume transacionado.

Com 31 anos de atividade em Portugal, a Cushman & Wakefield participou nas operações imobiliárias mais emblemáticas das últimas três décadas e é considerada, pelos Euromoney Awards, a melhor consultora imobiliária em Portugal - 2015, 2018, 2020 e 2021 – e no mundo - 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022.

Pode consultar o estudo aqui.

A Cushman & Wakefield (NYSE: CWK) é uma consultora líder global em serviços imobiliários que cria valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com 50.000 colaboradores distribuídos por 400 escritórios em 60 países. Em 2021, a consultora registou uma faturação de 9,4 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.com